Destaques

Bibliotecas escolares recebem novos livros

Ao todo, estarão disponíveis 1.810 exemplares divididos entre 21 títulos que vão beneficiar estudantes do 1º ao 5º ano

Ao todo, estarão disponíveis 1.810 exemplares divididos entre 21 títulos que vão beneficiar estudantes do 1º ao 5º ano

 

A partir do início de setembro, todas as 85 bibliotecas escolares da rede municipal de ensino receberão novos livros, que foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, estarão disponíveis 1.810 exemplares divididos entre 21 títulos.  O investimento de R$ 48.925,00 beneficiará todos os alunos do 1º ao 5º ano, o que representa quase 30 mil crianças.

A intenção da Prefeitura é ampliar continuamente o acervo das bibliotecas escolares para incentivar a leitura e, com isso, formar jovens leitores. Além disso, os novos livros fazem parte da reposição de exemplares que sofrem desgaste natural do tempo e do uso.

Ao todo, estarão disponíveis 1.810 exemplares divididos entre 21 títulos que vão beneficiar estudantes do 1º ao 5º anoA coordenadora do Projeto Palavras Andantes e apoio das bibliotecas escolares, Márcia Batista de Oliveira, explicou que os títulos abordam a literatura infantojuvenil, através de exemplares interativos, atualizados, e que trabalham a gramática adaptada para a idade das crianças. “Os livros novos são interativos, trazem imagens coloridas e utilizam a gramática infatojuvenil. Isso tudo estimula a leitura e faz com que o índice de empréstimos seja grande, porque são, em média, quatro empréstimos ao mês que cada criança faz”, explicou.

Atualmente, cada biblioteca da rede muncipal de ensino conta com cerca de 3 mil a 5 mil exemplares. Além disso, desde 2002, a Prefeitura desenvolve o Projeto Palavras Andantes, que é fruto da tese de doutorado do professor Rovilson José da Silva, em que os professores passam por formação continuada, as bibliotecas contam com organização pedagógica, e os alunos participam de contação de histórias e estímulos à leitura.
 
“Queremos que os alunos saiam do ensino fundamental gostando de ler, conhecendo os autores e sabendo pesquisar nas bibliotecas escolares. Hoje, muitos já escolhem seus livros pelos escritores como Ziraldo e Ruth Rocha”, disse a coordenadora do projeto.

 

Fotos ilustrativas: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos