Cidade

CMTU apresenta o balanço da linha gratuita, Centro Livre

Em 28 dias de funcionamento, cerca de 1.000 passageiros utilizaram o ônibus exclusivo. A partir de amanhã, será necessário o cartão transporte para o embarque

CMTU apresenta o balanço da linha gratuita, Centro LivreA partir de hoje, sexta-feira (28), os usuários da linha gratuita, Centro Livre, deverão apresentar o cartão transporte para embarque, apenas para a liberação da catraca, sem o desconto do crédito. Pessoas acima dos 65 anos poderão embarcar pela porta de trás, com a apresentação de um documento de identificação com foto (RG ou habilitação). Guarda Municipal, Polícia Militar e funcionários dos Correios, devidamente uniformizados e identificados, também poderão utilizar a linha sem a apresentação do cartão.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) reforça que a bilhetagem eletrônica tem a função exclusiva de controle e administração dos dados, neste caso, já que a passagem não é descontada, independente do número de viagens realizadas. “Nosso objetivo é avaliar a utilização da linha – se o veículo, que hoje é um micro-ônibus, comporta o número de passageiros, locais de maior fluxo de embarque e desembarque, além de outras informações que apontarão a necessidade de aperfeiçoamento, conforme os dados coletados. O uso do cartão transporte também agiliza o embarque, permite a integração entre linhas, sem custo, no período de uma hora, dentre outros benefícios”, incentiva Wilson de Jesus, gerente de transportes.
Balanço
A nova linha foi lançada dia 23 de julho. Em 28 dias de funcionamento, 774 passageiros utilizaram o cartão transporte para embarque. Entretanto, na segunda semana do veículo em curso, os idosos passaram a entrar pela porta de trás, conforme solicitação feita pelo público e atendida pela CMTU, conferindo-lhes o direito de isenção plena do recurso. Assim, a estimativa da Companhia é que o número real some 1.000 pessoas neste período, aproximadamente.
Durante o trajeto, os pontos da rua Minas Gerais, em frente ao Palácio do Comércio e o que fica em frente à Catedral, foram os que apresentaram maior volume de pessoas no embarque e desembarque. A linha Centro Livre faz um percurso com 14 pontos: travessa Padre Eugênio Herter (quase esquina com a avenida São Paulo), ruas Pio XII, Pernambuco, Pará, avenida Higienópolis, rua Benjamim Constant, avenida Duque de Caxias, ruas Sergipe, Minas Gerais, Souza Naves, Pará e Professor João Cândido, retornando para a travessa, no ponto original. O trajeto completo tem duração média de 25 minutos, com início às 8h e término às 18h25 durante a semana e nos dois primeiros sábados do mês. Nos demais sábados, a linha funciona até as 13 horas.
CMTU apresenta o balanço da linha gratuita, Centro LivrePara a CMTU, as pessoas estão conhecendo e usufruindo do ônibus exclusivo cada vez mais, seja para lazer, trabalho, compras, refeições, serviços diversos ou para a integração com outras linhas. “Analiso positivamente a adesão da comunidade e acredito que a utilização da linha Centro Livre irá crescer. A tendência é que as pessoas participem mais do comércio de rua após o pagamento do 13º salário, com as promoções e atratividades previstas para o final do ano. Temos observado a eficiência do boca a boca: os próprios usuários têm contribuído na propagação do serviço”, conta Wilson.
Segundo o presidente da CMTU, José Carlos Bruno de Oliveira, a solução beneficia não apenas os usuários do transporte coletivo, mas estimula o comércio local e contribui para desafogar o trânsito na região central. “Todos ganham com esse serviço. Temos buscado inovar e incentivar o uso do transporte coletivo como alternativa de mobilidade urbana e fomento do comércio de rua. Os londrinenses podem contar com um veículo exclusivo e de graça, de segunda-feira a sábado. Temos recebido bons retornos e, certamente, isso nos consolida como referência para vários outros municípios”, diz.

Cartão transporte – Quem ainda não tem o cartão transporte, poderá adquiri-lo, gratuitamente, na Loja de Crédito da Rua Quintino, nº 351, também nos pontos do Terminal Central (na rua Professor João Cândido) e dos shoppings Quintino, Royal Plaza e ainda na loja do Super Muffato, da avenida Duque de Caxias.
Além da solicitação presencial, o cadastro pode ser feito pela internet, com o preenchimento do formulário (nome completo, documentos pessoais e endereço), para que o cartão transporte seja retirado, posteriormente, em um dos pontos informados num período de três dias. O cadastramento on-line está disponível nos sites www.cmtuld.com.br ou www.tcgl.com.br
Até dezembro, a CMTU ouvirá os usuários da linha e os comerciantes para decisões conjuntas que aperfeiçoem o serviço. As sugestões poderão ser encaminhadas para transporte@cmtuld.org, ou no canal ‘Falecom’, pelo site www.cmtuld.com.br e ainda pelo telefone (43) 3379-7900 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Outros destaques do Transporte Coletivo
• A frota atual de Londrina é de 432 ônibus
• Desde 2013, foram investidos cerca de R$ 22 milhões para a renovação da frota, com 98 ônibus novos
• Renovação de 25% da frota em 2014, com 90 ônibus substituídos e a aquisição de outros 21, somando 111 novos veículos (98 convencionais e 13 do Psiu)
• 31 veículos do Psiu possuem ar condicionado e Wi-Fi (internet gratuita)
• 100% da frota adaptada para pessoas com deficiência
• Em abril de 2014 foi inaugurado o Terminal Oeste
• Em maio de 2015, adoção da via exclusiva para o transporte coletivo na Av. Tiradentes (menor tempo nas viagens). Atualmente, Londrina também conta com a faixa exclusiva nas avenidas Duque de Caxias, Leste-Oeste, Rio Branco (continua na Winston Churchil até Francisco Gabriel Arruda) e rua Prof. João Cândido
• Instalação de 150 pontos de ônibus cobertos e com bancos (previsão de mais 50 até outubro de 2015)
• Implantação das linhas inter bairros (perimetrais)
• Em julho de 2015, lançamento da linha gratuita, Centro Livre
• Em agosto de 2015, assinatura do decreto n° 1.052, determinando que as concessionárias adquiram os novos veículos com ar condicionado
• Em agosto de 2015, sanção da Lei nº 12.315, do Passe Livre Estudantil, o qual beneficiará cerca de 11 mil alunos a partir de 2016

 

Fotos: TCGL e fotomontagem CMTU (original em http://www.tiltransportes.com.br/)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos