Destaques

Município realiza ações comunitárias na região leste

crack.premiação.VP

Durante todo o mês de setembro serão realizadas ações de enfrentamento ao crack e outras drogas, que integram o Programa Crack é Possível Vencer

 

Na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, lançou oficialmente o calendário de diversas ações de enfrentamento ao crack e outras drogas, que serão realizadas durante todo o mês de setembro na região leste. O movimento faz parte do programa do governo federal, Crack é Possível Vencer, gerido, em Londrina, pelas secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Defesa Social e Governo. Na solenidade, também foram premiados alunos de escolas municipais da região leste, que participaram de concursos de slogan e desenho para a campanha.

crack.premiação.V2Como resultado dos trabalhos do Comitê Gestor do Programa, foi realizado um Protocolo da Violência e Vulnerabilidades do Município de Londrina que identificou a região leste, especialmente o entorno do Marco Zero, como local de significativo agravamento, tornando-se uma área prioritária para ações de cuidado do poder público, devido ao consumo e tráfico de drogas, além das fragilidades e significativas perdas dos espaços públicos.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, lembrou que o munícipio aderiu ao programa em dezembro de 2013 e, deste então, tem dado continuidade às ações. “É através de iniciativas como esta que vamos poder implementar uma política pública capaz de evitar que os jovens se aproximem das drogas e aqueles que já tiveram o contato com elas possam encontrar uma porta de saída”, disse. Para Kireeff, a ação provoca, nas crianças, a consciência do convívio nos espaços públicos, colaborando para que estes locais não se deteriorem e abram espaço para possiblidades do contato com as drogas.

A secretária municipal de Educação, em exercício, Teresa Canhadas Furlaneto, destacou que o trabalho com as crianças consegue atingir a excelência, pois envolve a escola e toda a comunidade. “Estamos dando o início a este trabalho com a região leste, mas estaremos partindo para as outras regiões”, disse.

O coordenador do Programa Crack é Possível Vencer, em Londrina, Roberto Alves Lima Junior, explicou que, a partir desta identificação, foram definidas diversas ações que irão envolver secretarias, parceiros do poder público e a comunidade da região leste, durante todo o mês de setembro.crack.premiação.V3

Ação – No dia 12, a partir das 8 horas, será realizada uma ação comunitária, no campo de futebol da rua Flor de Jesus, na Vila Ricardo. Neste dia, serão realizadas diversas ações como limpeza de áreas de proteção ambiental, oficina de grafite e atividades recreativas, coordenadas pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), além de outras apresentações e exibições de trabalhos desenvolvidos por alunos de escolas municipais, projetos financiados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) II.“A prefeitura espera a participação e presença de toda a comunidade”, destacou Lima Junior.

No mesmo espaço, estarão presentes o Sesi, Senai e Senac, com oficinas e informações sobre empregabilidade e a rede de serviços públicos, além da oferta de cursos profissionalizantes para os interessados. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, estará realizando o credenciamento para vagas disponíveis no mercado de trabalho.

As equipes da Unidade Básica de Saúde(UBS) Vila Ricardo/Fraternidade, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas (COMAD) e as redes de serviços socioassistenciais também estarão presentes, dando instruções sobre os serviços públicos disponíveis, forma de tratamento e prevenção ao uso de álcool e drogas.

crack.premiação.V6Concurso – A fim de desenvolver o slogan desta campanha e começar o trabalho de sensibilização e mobilização das crianças e familiares da região leste, a Secretaria Municipal de Educação lançou dois concurso nas escolas municipais Anita Garibaldi, Amanda Rossi, José Garcia Villar e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Malvina Poppi Pedriali, Abdias do Nascimento e Durvalina Pereira Oliveira Assis. A ação envolveu 1.051 alunos ao todo e foi realizada de 10 a 28 de agosto.

A integrante, pela Secretaria Municipal de Educação, do Comitê Gestor do Programa Crack é Possível Vencer, Déborah Flora Barbosa, destacou que o objetivo foi estimular a comunidade a trabalhar e conscientização sobre a importância dos espaços públicos como possibilidade de lazer, socialização, resgate histórico local, vivenciando a cidadania e o protagonismo de vida, através do orgulho e do compromisso do empreendedorismo coletivo. “Também buscamos fortalecer o sentimento de pertencimento entre os membros e os territórios que ocupam, enquanto local de moradia, trabalho, estudo, lazer e entretenimento”, disse.

O concurso de slogan foi voltado para os alunos do quarto e quinto ano e a ganhadora foi a aluna Giovanna crack.premiação.V7Gamero Vilela, 11 anos, do 5º ano A, da Escola Municipal José Garcia Villar. Ela venceu com o slogan “Pedra no Marco Zero? Só se for para amarelinha. Vamos cuidar do Marco Zero: Beleza, Ar Puro e Florzinha!”.

Giovanna destacou que este é o primeiro concurso em que ela participa. “Para fazer o slogan eu pensei em brincadeiras”, disse. Ela pediu, às pessoas, que cuidem mais do Marco Zero, não façam uso de drogas no local e também não joguem lixo nas ruas.

O concurso de desenho foi voltado para três categorias: Educação Infantil (EI-6), primeiros e segundos anos e terceiros anos. Os premiados foram Barbara Braz dos Santos, do EI6-B, do CMEI Abdias do Nascimento, Allan Gustavo dos Santos, 1º ano B, da Escola Municipal Anita Garibaldi e Edrik Miamura Coradin, do 3º ano D, da Escola Municipal José Garcia Villar. Os vencedores ganharam medalhas e certificados de prefeito por um dia.

Participaram da solenidade os secretários municipais de Saúde, Mohamad El Kadri, de Assistência Social, Télcia Lamônica de Oliveira, representando o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, o chefe de gabinete da pasta, Raimundo Hiroshi Kitanishi e a vereadora Lenir de Assis, que assinaram, junto ao prefeito e ao coordenador do Programa, Roberto Alves, o calendário oficial das ações de setembro. Também estiveram presentes a secretária municipal de Política para as Mulheres, Sônia Medeiros, o procurador-geral do município, Paulo Cesar Valle, diretores das escolas e os familiares dos alunos.

 

PROGRAMAÇÃO

Calendário SETEMBRO/2015         
                
SEMANA DE PREVENÇÃO NAS ESCOLAS    01/09/2015 a 04/09/2015   
     
Semana de palestras sobre Prevenção do Uso de Drogas, organizada pela GUARDA MUNICIPAL ESCOLAR COMUNITÁRIA – GMEC para os alunos de 4º e 5º ano dos Centros Municipais de Ensino Infantil José Garcia Villar, Amanda Rossi e Anita Garibaldi e CMEI’s Durvalina Pereira Oliveira Assis, Malvina Poppi Pedrialli e Abdia do Nascimento.

                
AÇÃO INTEGRADA DA PREFEITURA E REGIÃO LESTE    12/09/2015 – 8H00 -13H00        
                
A) MUTIRÃO DE LIMPEZA DE ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL            
A CMTU, em parceria com a equipe de Endemias da A.M.S., coordenará um mutirão de limpeza na região leste de Londrina, com o apoio da comunidade e da ONG Casa Verde. O mutirão terá início às 8h00 na mata do Marco Zero e finalizará com a limpeza do fundo de vale do Córrego das Pedras.

                
B) OFICINA DE GRAFITE NA VIELA DO MARCO ZERO            
Oficina de Grafite com adolescentes e jovens inseridos em medidas socioeducativas, coordenada pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes – CREAS II da Secretaria Municipal de Assistência Social. A oficina iniciará suas atividades às 8h00.

                
C) RUA DE ATIVIDADES – FLOR DE JESUS   Local: Rua Flor de Jesus        Horário: 9h00 – 13h00
 
– Rua Recreativa

A Fundação de Esportes de Londrina coordenará atividades recreativas na Rua Flor de Jesus das 9h00 às 12h00.

 – Agenda Cultural

1. Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais da região
2. Apresentação do coral dos alunos municipais. “Um canto em cada canto”
3. Apresentação musical de hip-hop/funk dos adolescentes do CREAS II
4. “Balezinho de Londrina” (projeto financiado pelo PROMIC)
5.  “A Rua Dança a Cidade” (Projeto financiado pelo PROMIC)
                
 – Inscrição no Cadastro do Sistema Nacional de Emprego – SINE
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, através do SINE (Sistema Nacional de Emprego), realizará a inscrição de trabalhadores que buscam um posto de trabalho disponível no município de Londrina. Os trabalhadores deverão comparecer no dia com sua carteira de trabalho para a realização de inscrição no Portal Mais Emprego.

 – Informações e orientações sobre o uso de drogas, prevenção e a rede de serviços públicos disponíveis
As equipes do CAPS-AD, COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas), Núcleo Londrinense de Redução de Danos e as redes de serviços socioassistenciais do município estarão no evento dando instruções sobre os serviços públicos disponíveis, formas de tratamento e prevenção.
               
 – Oficinas de Empregabilidade
As entidades do Sistema S (SESI, SENAI e SENAC) marcarão presença no evento, dando instruções sobre empregabilidade e informações sobre os cursos profissionalizantes disponíveis para os interessados, além de serviços de saúde, como medição de pressão e teste de diabetes.

                
 – Tarifa Social – SANEPAR
A Sanepar dará informações sobre a chamada “tarifa social” (benefício que prevê uma tarifa diferenciada para a população de baixa renda), sua forma de cadastramento e requisitos para a solicitação do benefício.

D) UBS VILA RICARDO/FRATERNIDADE

A UBS Vila Ricardo/Fraternidade estará aberta no dia 12/09 das 7h00 às 13h00 para execução das seguintes atividades:
                
 – Campanha “Fique Sabendo”. A equipe da Secretaria de Saúde disponibilizará testes gratuitos para DST’s como AIDS, sífilis e hepatite B e C
 – Rodas de terapia comunitária com os familiares dos usuários de drogas, com turmas às 08h00 e às 10h00
                
                
PLANTIO NAS ESCOLAS    Semana do dia 14/09 a 18/09  
           
Na semana dos dias 14/09 a 18/09, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em conjunto com as escolas estaduais Ana Molina Garcia, Benedita Rosa Rezende e João Rodrigues da Silva, realizará uma semana de Educação Ambiental, com palestras e atividades sobre o tema. Além disso, a secretaria fornecerá mudas de árvores para que os alunos façam o plantio nas áreas em torno dos colégios.
                    
SEMANA DO MOVIMENTO E SAÚDE    Semana do dia 14/09 a 18/09  

           
Nesta semana, a proposta pedagógica da disciplina de educação física nas escolas municipais é desenvolver, com a comunidade escolar, ações que contemplem o eixo “movimento e saúde”, extraindo dados que servirão de referência às famílias para o cuidado devido com a saúde e qualidade de vida de seus filhos.

                
SEMANA PROFISSIONALIZANTE – SENAI    Semana do dia 21/09 a 25/09    
         
Na semana dos dias 21/09 a 25/09, o SENAI oferecerá à comunidade e aos colégios estaduais da região leste programas e cursos de iniciação profissional, através da modalidade de ensino à distância.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos