Cidadão

ECOH recebe mais de uma centena de propostas de espetáculos e oficinas

Tradicional festival londrinense de contação de histórias realizará sua próxima edição em agosto deste ano

O 14º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH) recebeu 116 inscrições de artistas e grupos de nove estados brasileiros. O prazo para participação no edital terminou em 30 de abril. A curadoria agora avalia as propostas e vai divulgar o resultado da seleção até o dia 31 de maio.

As inscrições vieram de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A seleção leva em conta critérios como diversidade, qualidade artística e custo-benefício. As atividades escolhidas farão parte de uma programação descentralizada, com apresentações em espaços culturais, escolas, bibliotecas e praças de Londrina.

Idealizadora do ECOH, Cláudia Silva. Foto: Valéria Felix

O festival será realizado em agosto e carrega, neste ano, uma dimensão simbólica profunda. A idealizadora do ECOH, a jornalista e pesquisadora Claudia Silva, faleceu no dia 30 de abril, aos 54 anos. Desde a criação do evento, em 2011, ela conduziu com sensibilidade e dedicação um projeto que se tornou referência na arte da narrativa oral no Brasil.

A coordenadora pedagógica e curadora do ECOH, Daniele Fioruci, afirma que o legado deixado por Claudia segue forte: “O nome ECOH nunca ressoou com tanto sentido. ECOH de histórias, de ecologia, de ecoar. A Claudia não deixou apenas um projeto, deixou um eco. Uma semente que germinou em muitas pessoas. A consciência do que ela nos ensinou nos move. Contar histórias é um ato de resistência, um jeito de firmar presença no mundo. Mesmo com a dor da perda, o ECOH continua. O que temos que fazer agora é abrir espaço para que esse eco siga reverberando.”

O 14º ECOH é realizado pelo Instituto Cidadania com produção do Coletivo ECOH. Os recursos são da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. O projeto conta ainda com o apoio Rádio UEL FM.

Texto: Assessoria do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH). 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos