Destaques

Município realiza Conferência de Políticas para as Mulheres

conferenciamulher.D2

Objetivo principal é traçar as estratégias para que as políticas públicas de igualdade sejam efetivas

 

A 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, acontece no próximo sábado (12), das 8 às 14 horas, na Câmara Municipal de Londrina, com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento é promovido pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A conferência municipal é a etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizada de 3 a 5 de dezembro, em Curitiba, e 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece entre os dias 15 e 18 de março de 2016, em Brasília.

Ao todo, representantes de 34 organizações se inscreveram para indicar delegadas para a conferência municipal, incluindo organizações do movimento estudantil, sindical, movimentos populares, associações profissionais, instituições de ensino superior, coletivos feministas, organizações das mulheres jovens, negras e mulheres LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais). Serão eleitas quatro delegadas da sociedade civil e três do poder público que irão para a Conferência Estadual.

Para alinhar as proposições e ações a serem debatidas no evento, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou, durante todo o mês de agosto, diversas reuniões com diferentes grupos de mulheres de Londrina, incentivando suas participações de forma propositiva. “Nós nos reunimos com grupos de recicladoras, indígenas, mulheres negras, lésbicas, bissexuais e transexuais, além de grupos e associações comunitárias de mulheres”, destacou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros.conferenciamulherDDP

Eixos de discussão – Durante a conferência municipal serão discutidos quatro eixos centrais: Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a Efetivação da Igualdade de Direitos e Oportunidades; Estruturas Institucionais e Políticas Públicas Desenvolvidas para Mulheres no Âmbito Municipal, Estadual e Federal: Avanços e Desafios; Sistema Político com Participação das Mulheres e Igualdade e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

“O desafio principal é traçar as estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas, em todo o território nacional”, destacou a secretária Sônia Medeiros. “A conferência foi orientada pelo regimento da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres”, completou.

A socióloga da pasta e integrante da comissão organizadora da Conferência, Elaine Galvão, destacou que o evento objetiva, também, destacar o papel das mulheres, nos diversos segmentos, na formulação dessas políticas. “Queremos que esse processo seja mais democrático, considerando as diversidades, necessidades e especificidades das mulheres”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos