Destaques

Município realiza ação comunitária na região leste

Moradores da Vila Ricardo e entorno poderão participar de oficinas e atividades recreativas. Haverá informações sobre serviços municipais

 Moradores da Vila Ricardo e entorno poderão participar de oficinas e atividades recreativas. Haverá informações sobre serviços municipais

 

No próximo sábado (12), das 8 às 13 horas, a Prefeitura de Londrina e diversos parceiros como Senai, Senac e Sesi vão realizar uma manhã com ações comunitárias na região leste da cidade. A população terá acesso a vários serviços e a atividades de lazer e de recreação durante as atividades, que acontecerão no campo de futebol da Rua Flor de Jesus, próximo à Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo.

Moradores da Vila Ricardo e entorno poderão participar de oficinas e atividades recreativas. Haverá informações sobre serviços municipaisEntre as ações estão mutirão de limpeza de áreas de proteção ambiental; oficinas sobre o mercado de trabalho; matrícula para cursos profissionalizantes; oficina de grafite; apresentações culturais dos projetos financiados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e realizados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) II e atividades recreativas coordenadas pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

No mesmo espaço, os profissionais do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferecerão oficinas e informações sobre empregabilidade e a rede de serviços públicos, além da oferta de cursos profissionalizantes aos interessados. A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda realizará o credenciamento para vagas disponíveis no Sistema Nacional do Emprego (Sine).

As equipes da Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), do Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas (COMAD) e as redes de serviços socioassistenciais também vão contar com profissionais de diversas áreas para conversar com os participantes sobre os serviços municipais disponíveis na rede de saúde e de acolhimento.

Moradores da Vila Ricardo e entorno poderão participar de oficinas e atividades recreativas. Haverá informações sobre serviços municipaisOs guardas municipais vão apresentar às crianças e à população local como funciona o ônibus de videomonitoramento da Secretaria de Defesa Social e vão abordar a questão do tratamento e prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Nas semanas anteriores, os integrantes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) foram às escolas municipais conversar com os alunos sobre os malefícios que as drogas causam ao indivíduo, especialmente no que se refere à saúde, e mostraram vídeos e imagens educativos.

Para o coordenador das ações e do Programa “Crack é Possível Vencer”, Roberto Alves Lima Junior, a escolha para a realização das ações na região leste deu-se após analisar o mapeamento feito pelos membros do programa em toda a cidade. “No mapeamento realizado pelo programa, a região leste apresentou  um grande índice de usuários de drogas. Então, a Prefeitura, através das Secretarias Municipais e de seus parceiros públicos, preparou esta ação para oferecer um dia de atividades recreativas, culturais, de cidadania, e uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho e cursos profissionalizantes. Além disto, os participantes terão acesso a informações sobre uso de drogas, prevenção e formas de tratamento. Este dia será um marco importante para que a comunidade”, disse.

O programa “Crack é Possível Vencer” é gerenciado, em Londrina, pelas Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Defesa Social e Governo.

 

Atividades        
                
A) Mutirão de Limpeza de áreas de Proteção Ambiental           

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com a equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, coordenará o mutirão de limpeza na região leste, com o apoio da comunidade e da Organização Não Governamental Casa Verde. O mutirão terá início às 8h, na mata do Marco Zero e finalizará com a limpeza do fundo de vale do Córrego das Pedras.
                
B) Oficina de Grafite na Viela do Marco Zero

A Oficina de Grafite será desenvolvida com os adolescentes e jovens inseridos em medidas socioeducativas. A coordenação dos trabalhos caberá ao Serviço de Proteção Social a Adolescentes (CREAS II), da Secretaria Municipal de Assistência Social. O curso iniciará suas atividades às 8h.
                
C) Rua de Atividades

As ações serão na Rua Flor de Jesus, das 9 horas às 13 horas, e serão coordenadas pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Os participantes poderão encontrar as seguintes ações:

 – Agenda Cultural

1.    Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais da região.
2.    Apresentação do coral dos alunos municipais. “Um canto em cada canto”.
3.    Apresentação musical de hip-hop/funk dos adolescentes do CREAS II.
4.    “Ballezinho de Londrina” (projeto financiado pelo PROMIC).
5.    “A Rua Dança a Cidade” (Projeto financiado pelo PROMIC).

– Inscrição no Cadastro do Sistema Nacional de Emprego (Sine)

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda realizará a inscrição de trabalhadores que buscam um posto de trabalho disponível no município de Londrina. Os trabalhadores deverão comparecer no dia com a carteira de trabalho para a realização de inscrição no Portal Mais Emprego.

– Informações e orientações sobre o uso de drogas, prevenção e a rede de serviços públicos disponíveis

As equipes do CAPS-AD, do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas, Núcleo Londrinense de Redução de Danos e as redes de serviços socioassistenciais do município estarão no evento dando instruções sobre os serviços públicos disponíveis, formas de tratamento e prevenção.

– Oficinas de Empregabilidade

As entidades do Sistema S (SESI, SENAI e SENAC) marcarão presença no evento, dando instruções sobre empregabilidade e informações sobre os cursos profissionalizantes disponíveis para os interessados, além de serviços de saúde, como medição de pressão e teste de diabetes.

– Tarifa Social – Sanepar

A Sanepar dará informações sobre a chamada “tarifa social” (benefício que prevê uma tarifa diferenciada para a população de baixa renda), sua forma de cadastramento e requisitos para a solicitação do benefício.

D) UBS Vila Ricardo

A Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo estará aberta no sábado (12), das 7h ás 13h, para a execução da Campanha “Fique Sabendo”, em que a equipe da Secretaria de Saúde disponibilizará testes gratuitos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); e haverá também rodas de terapia comunitária com os familiares dos usuários de drogas, com turmas às 8h e às 10h.

Estas ações são uma realização da Prefeitura de Londrina em parceria com o Senai, Senac, Sesi, Sine, Comad e Sanepar. A expectativa é que aproximadamente 30 profissionais das mais diversas áreas participem desta ação comunitária.

 

Fotos: arquivo/N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos