Quizomba Ruar EcoAtivismo promove artivismo, cultura e educação ambiental em praça pública
Gratuito e aberto ao público, o evento conta com feiras, oficinas e apresentações
O Quizomba Ruar EcoAtivismo será realizado neste domingo, às 16h, na Praça Ângelo Kretâ (Rua Gessi Eugênio da Silva, 920, Maria Cecília). O evento, totalmente gratuito e aberto à comunidade, contará com feiras, oficinas e shows, promovendo o artivismo, cultura e educação ambiental.
O evento é realizado pelo projeto Ruar, em parceria com o Coletivo Quizomba. A iniciativa tem como objetivo promover o artivismo, a valorização das culturas tradicionais e a educação ambiental. Além disso, busca reconhecer e fortalecer a importância da Praça Ângelo Kretâ como um território de memória indígena, um espaço de convivência, lazer e expressão cultural.

A programação inclui atividades para toda a família a partir das 16h, com a abertura da Feirinha de Economia Solidária e Criativa. Estarão presentes barracas de comidas variadas, como coxinha, pastel, sanduíche de pernil, espetinhos, churros, cachorro quente, pipoca, algodão-doce, milho e acarajé. Além das opções gastronômicas, o público poderá conferir o artesanato local, como acessórios de cabelo, arborescoarte, brechó, ímãs, acessórios indígenas, botons e artes.
Na sequência, das 16h às 17h30, serão realizadas simultaneamente as oficinas de Percussão Afro-Baiana e Circo de Bambu. A oficina de Percussão Afro-Baiana será ministrada pelo percussionista e educador musical Luciano “Baiano” e irá trabalhar ritmos como samba, reggae, Ijexá e merengue, reunindo tradição e o empoderamento afrodescendente.
Já o Circo de Bambu, voltado ao público infantil, utiliza estruturas de bambu e aparelhos circenses para desenvolver habilidades artísticas e corporais nas crianças, além de trabalhar o psicológico enquanto elas se divertem com esses materiais. A oficina será ministrada pela Trupe Primavera Jataí.
Depois, das 17h30 às 18h, haverá performance do Grupo Kaingang Nen Ga, com apresentações artísticas indígenas, incluindo danças e músicas. A programação musical segue com apresentações de bandas locais: o forró com Tonho Costa e Trio do Forró, das 18h às 19h30, e o encerramento com pagode e samba do grupo Doce Veneno, das 19h30 às 21h.

Todas as apresentações e oficinas foram selecionadas por meio de um edital de seleção. A equipe que organiza o evento realizou uma curadoria entre os inscritos, levando em consideração o tema do evento.
O Projeto Ruar é uma iniciativa de formação de agentes culturais que busca, por meio de ações formativas, capacitar esses profissionais. A proposta do ecoartivismo surge como um resgate da valorização das culturas tradicionais, do artivismo e da educação ambiental. O projeto é executado na região leste e central, tendo a Vila Cultural Alma Brasil e o Norte Cultural Londrina como espaços de encontro. A Alma Brasil, que também é mantenedora do Ruar, recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Segundo a bolsista do Ruar, Yasmin Moraes, a expectativa é que o trabalho desenvolvido neste domingo (18) seja reconhecido e sirva de incentivo para que mais produtores culturais proponham eventos populares e comunitários, contribuindo para tornar a cidade um lugar melhor.
O Projeto Ruar começou em fevereiro e terá dez meses de duração. Ele foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná (Profice), via Copel, com o apoio da BCALDI, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Essa edição do Quizomba Ruar EcoAtivismo é uma produção conjunta com a Alma Brasil, Quizomba, UEL e Norte Cultural. No dia 19 de setembro, está prevista nova edição do evento; a programação será divulgada posteriormente.
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




