Município leva apresentação de música à Biblioteca Pública
Projeto Happy Hour Cultural une a arte da leitura com a música
A fim de levar a música ao cotidiano da população, a Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Associação de Amigos e Apoiadores da Orquestra Sinfônica de Londrina, está desenvolvendo o Projeto Happy Hour Cultural, que nesta sexta-feira (18), das 18h15 às 18h45, apresentará o Coro Juvenil Kantetoka, da Associação Cultural e Recreativa Illuminare (ACRI), do Distrito de São Martinho, Rolândia. A apresentação será nas escadarias da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro, 413.
O objetivo deste projeto pioneiro é ampliar os ambientes para apresentações musicais, valorizando a música com a inclusão de novos públicos e novos espaços. Para a diretora de Bibliotecas, Rosângela Rocha de Mello, a iniciativa é uma forma de ocupar o espaço da biblioteca pública levando, além dos livros, música àqueles que ainda não têm acesso.
“A ideia é valorizar a música e trazer novos públicos interessados nesta forma de cultura. Percebemos que em outros estados como São Paulo, por exemplo, é comum as pessoas saírem do trabalho e irem assistir a apresentações culturais, o que aqui ainda é muito difícil. Por isso, pretendemos formar um público interessado, que busque a música e a leitura como um hábito, além de valorizarmos a faculdade de música, os músicos da região e fortalecermos a imporância dos festivais da região”, explicou Rosângela.
A apresentação desta sexta-feira (18) será a segunda organizada pelo projeto. A primeira foi no dia 2 de setembro, com o Coro Juvenil da Universidade Estadual de Londrina, regido pela maestrina Paloma Scuglia. Eles apresentaram um repertório eclético de músicas contemporâneas, americanas e nacionais, que são de conhecimento popular.
A vice-presidente da Associação de Amigos e Apoiadores da Orquestra Sinfônica de Londrina, Vitória Sahão, explicou que a ideia para desenvolver o projeto Happy Hour Cultural foi prontamente aceita por todos os organizadores e com a união dos esforços está sendo possível organizar, de forma tranquila, as apresentações que são ofertadas à população.
“Nossa primeira apresentação foi linda, os músicos se apresentaram na escadaria da Biblioteca Municipal e todos que trabalham ali perto ou que passavam a pé, de carro, ou de ônibus pararam para ouvir a apresentação. Aos poucos percebemos que o barulho do trânsito agitado foi diminuindo, porque as pessoas foram se acalmando com as músicas. É uma vivência cultural para todas as idades e públicos”, ressaltou Vitória.
Serviço – Apresentação aberta ao público do Coro Juvenil Kantetoka, nesta sexta-feira (18), às 18h15, nas escadarias da Biblioteca Pública Municipal, na Avenida Rio de Janeiro, 413.
Foto: arquivo