Cidadão

APVE Londrina Baskteball participa do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3

Cinco equipes da APVE se classificaram para a etapa Sul da competição, com jogos na capital paranaense

As cinco equipes da APVE Londrina Basketball estão em Curitiba para disputar a quarta edição do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3 – Etapa Sul, que teve início hoje (16) pela manhã e se estende até 18 de maio. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) levará as etapas para todas as regiões do país, com o objetivo de dar um “arremesso inicial” em um novo momento do esporte no Brasil.

Foto: Reprodução/ APVE

Ao todo, o campeonato terá oito etapas, com sete regionais mais a final. A competição começa em fase estadual, realizadas pelas Federações. Os classificados avançam para as etapas Regionais, sediadas nas cidades de Curitiba, Recife, Salvador, Cuiabá, Manaus, Vila Velha e São Paulo, com as finais previstas para Belo Horizonte.

Cada Regional reunirá os melhores times vencedores nos estados, colocando Sul, Nordeste I e II, Centro-Oeste, Norte e Sudeste em ação. Maior polo do basquete 3×3 no Brasil, São Paulo terá uma etapa regional própria.

Cinco equipes da APVE Londrina, inscritas nas categorias Sub-18 Feminino, Sub-18 Masculino, Sub-23 Feminino e Adulto Feminino, classificaram para a Etapa Sul após competirem na fase Estadual.

O sistema de disputa é baseado em grupos com três equipes, onde dois são classificados para as eliminatórias, no formato tradicional (1° A x 2° B). Esse formato será aplicado na categoria Adulto Feminina, porém o número de equipes em cada grupo pode variar.

No Sub-18 Feminino, sete equipes serão divididas em dois grupos (três e quatro equipes). O Sub-18 Masculino conta com 12 participantes, em quatro grupos com três equipes. A seguir, o Sub-23 Feminino, com cinco equipes, forma um sistema de todos contra todos e uma final entre as duas melhores equipes.

Em 2023, o Sub-23 Feminino da APVE Londrina ficou em terceiro lugar e o Adulto Feminino conquistou o primeiro lugar, no Brasileiro 3×3. O técnico da APVE Londrina Basketball das categorias Feminino Adulto e Feminino Sub-23, Marival Mazzio, destacou as expectativas para essa edição. “A ideia é disputar a final, com o Sub-23 e com o Adulto. Creio que o Sub-23 tem mais possibilidade, porque são meninas que estão jogando há mais tempo”, disse.

Até o momento, duas equipes do Londrina Basketball já disputaram seus primeiros jogos. O Sub-18 Feminino ganhou uma partida e perdeu duas, dificultando as chances de classificação. Já a equipe Sub-18 Masculina, após uma vitória e uma derrota, foi eliminada nas quartas de final, enfrentando uma das melhores equipes do Paraná, o SE Kings. Os jogos são transmitidos ao vivo pelo Youtube, nos canais da MCS Marketing Esportivo e da CBB.

Mazzio falou sobre as dificuldades do calendário e as vantagens de disputar o 3×3. “Esse campeonato bate com várias competições que nós temos no 5 contra 5, e isso acaba prejudicando. Porém, o 3×3 permite que as meninas tenham mais autonomia para trabalhar dentro de quadra, exercendo um pensamento mais rápido, táticas e técnicas diferentes de trabalho. Ou seja, o jogo 3×3 é importante e auxilia no jogo 5×5”, acrescentou.

A APVE Londrina Basketball foi um dos projetos selecionados em 2025 pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL) para receber patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos