Biblioteca da Zona Norte recebe exposição “Cinema Realista” de Eda Cavaleri
Mostra reúne 16 desenhos em grafite inspirados em pôsteres de filmes famosos, e pode ser visitada até 30 de junho

A exposição “Cinema Realista”, da artista Eda Cavaleri, fica até 30 de junho na Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi, localizada na Avenida Saul Elkind, 790, no Conjunto Aquiles Stenghel. A mostra, que foi aberta ontem (15), pode ser visitada pela comunidade londrinense de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Composta por 16 desenhos em grafite, produzidos com a técnica do realismo, a série é inspirada em pôsteres de filmes famosos como Titanic, Star Wars e Coringa. Segundo Cavaleri, essa é uma forma de dialogar com o público jovem e apresentar a arte do grafite profissional às novas gerações. “Também é uma maneira de sair do estigma de que eu só faço retratos de pessoas”, comenta ela.
Paulistana, a artista, que se mudou para a cidade há três anos, tem participado ativamente do cenário cultural londrinense. Seu trabalho é divulgado principalmente nas redes sociais e também por meio de exposições temáticas em Londrina e região.

A exposição “Cinema Realista” chega agora à sua quinta edição. Antes, passou por espaços como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Colégio Marista, a AML Cultural e a Biblioteca Pública Municipal de Londrina. Em julho, a artista também realizará uma mostra geral com mais de 60 desenhos na Biblioteca Pública Municipal.
A produção das ilustrações de “Cinema Realista” começou no final de 2023 e levou cerca de sete meses para ser concluída. O maior desafio, segundo Cavaleri, foi despertar o interesse do público para uma técnica manual e tradicional em tempos de inteligência artificial e, ao mesmo tempo, encontrar espaços dispostos a receber o trabalho.
Entre as obras expostas, a artista destaca o desenho inspirado no filme Fragmentado que, além de remeter à trama psicológica e às múltiplas personalidades do protagonista, apresentou o desafio técnico de retratar um rosto refletido em diversos cacos de vidro.
A técnica utilizada por Cavaleri é composta por camadas de lápis grafite profissional, graduado em folhas específicas para desenho. Para criar o efeito tridimensional, ela trabalha luz, sombra, volume, profundidade, textura, brilho e contraste, resultando em imagens que, à primeira vista, se assemelham a fotografias em preto e branco.
A Biblioteca da Zona Norte vem desenvolvendo regularmente atividades culturais, como exposições de arte, contações de histórias, oficinas e mostras de cinema. Segundo a gestora cultural do espaço, Ana Cristina Mischiati, essas ações são importantes para descentralizar a arte e a cultura.
“Vejo a biblioteca como um lugar não somente dos livros, mas também como um centro cultural. Então, fazer a exposição na segunda maior biblioteca da cidade e fora da região central de Londrina dá a oportunidade para o público ter esse acesso perto de suas casas, principalmente para aqueles que não têm condição de ir ao centro”, afirmou.
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.