Secretaria do Trabalho prepara Dia D
Ação objetiva a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda está organizando o Dia D, que visa a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Será no dia 25 deste mês, das 8 às 14 horas, na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizado na Rua Pernambuco, 162, centro. Neste dia a agência do Sine estará atendendo com exclusividade as pessoas com deficiência.
A data foi escolhida pelo Governo Federal e a ação acontece nas unidades do Sine de todo Brasil. Em Londrina o Dia D é realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Ministério do Trabalho e Emprego e INSS, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A expectativa para este ano é a participação de 30 empresas de Londrina, que disponibilizarão aproximadamente 130 vagas. Na edição do ano passado houve a participação de 27 empresas, que disponibilizaram 132 vagas. Foram atendidos 64 trabalhadores em Londrina.
A gerente de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Valéria Oliveira, informou que as empresas já foram convidadas para cadastrar as vagas disponíveis para pessoas com deficiência. Além disso, está sendo feito contato com as intuições que prestam atendimento a este público e o INSS também está contatando as pessoas do Programa de Reabilitação. Os interessados na vagas deverão levar a carteira de trabalho, comprovante de endereço e documentos pessoais como RG e CPF.
Valéria explicou que no Dia D os candidatos fazem as entrevistas e a intenção é que já saiam empregados. Caso não haja a contração de imediato, os cadastros continuam disponíveis, para encaminhamentos para outras vagas. “Este é o objetivo da ação, queremos promover a aproximação das empresas com as pessoas com deficiência, mostrando que elas têm capacidade para serem absorvidas pelo mercado de trabalho”, disse.
Atualmente existem no Sine 158 vagas exclusivas para pessoas com deficiência, como por exemplo oportunidade para atendente de lanchonete, zelador, área de confecção, empacotador de supermercado, enfermeiro e técnico de enfermagem. Também há outras 945 vagas para pessoas com deficiência ou não, sendo 900 na área de telemarketing. Outras informações sobre a ação podem ser obtidas no telefone do Sine 3334-2525.
Fotos: Arquivo/Luiz Jacobs