Cidade

CCI Oeste promove oficina de culinária italiana nessa sexta (23)

Atividade faz parte da programação do projeto “Troca de Saberes”, que busca ampliar o conhecimento sobre a cultura italiana

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste de Londrina, realiza nessa sexta-feira (23), às 14h, uma oficina de culinária de pratos ítalo-brasileiros. A aula será realizada no próprio CCI, na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. Podem participar do curso, que tem 20 vagas disponíveis, apenas pessoas idosas .

Os interessados podem se inscrever pessoalmente no CCI Oeste ou pelo telefone (43) 3375-0334. Como parte da programação do Projeto Troca de Saberes, a oficina do Módulo de Cultura Italiana busca ensinar a preparação de pratos típicos daquele país. A aula será ministrada pelas professoras do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Jacqueline Danesio e Lívia Alves.

imagem: Divulgação

Nessa primeira aula, os participantes irão aprender a preparar uma autêntica pizza italiana, desde a massa até a finalização do prato. Para fazer a receita, os participantes deverão colaborar com os ingredientes. A lista dos itens necessários será informada no ato da inscrição.

Além da oficina dessa sexta-feira (23), o projeto terá ainda outras duas aulas de culinária italiana durante o ano. Em 13 de junho, os participantes vão aprender a fazer um risoto e no dia 11 de julho será a vez do tradicional molho pesto.

A professora Jacqueline Danesio contou que o projeto se trata de um resgate da cultura italiana. “Ao longo das oficinas, nós vamos abordar aspectos de resgate da memória da cultura italiana. E como essa cultura foi importante para nós, brasileiros, para estar no dia a dia incorporando aspectos da alimentação italiana na alimentação brasileira”, ressaltou.

Além da culinária, as oficinas do Troca de Saberes têm ainda como proposta ampliar o conhecimento dos participantes em relação à música, à dança e ao artesanato de outras culturas.

A secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, explicou que o projeto busca ser um espaço de expressão e troca de conhecimentos. “Essa oficina é um momento de encontro, de escuta e de troca. Um espaço onde eles podem se expressar, compartilhar saberes e experiências acumuladas ao longo da vida. A interação tem um papel transformador, ajuda a combater o isolamento, resgata a autoestima e reforça o papel ativo que cada pessoa idosa tem na construção da nossa sociedade”, disse.

Ainda em maio, a programação do projeto traz no dia 27, ás 14h, na UEL, um encontro sobre músicas italianas, em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). No dia 3 de junho, ás 13h30, no CCI Oeste, será realizada a oficina “Tecendo os Fios da Memória Ítalo-Londrinense”.

Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos