Cidadão

Curso de acordeon na Casa da Vila está com inscrições abertas 

As aulas são gratuitas, sem limite de vagas; podem participar pessoas de todas as faixas etárias 

Para os interessados em aprender a tocar sanfona ou retomar o contato com o instrumento, o curso de Acordeon é uma oportunidade acessível e aberta à comunidade. As aulas são realizadas às terças-feiras, das 20h às 22h, na Vila Cultural Casa da Vila, localizada na Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil.

Foto: Divulgação/ Casa da Vila

O projeto, que começou em 2023, é gratuito e visa fortalecer a tradição da prática de acordeon em Londrina. Além das aulas no curso, os participantes podem integrar a Orquestra Sanfônica de Londrina, grupo que já realizou apresentações públicas na cidade.

Atualmente, o projeto conta com 15 alunos ativos, mas segue aberto para novos interessados. Não há limite de vagas e não há seleção ou perfil específico para participar. As oficinas são voltadas para todas as idades e níveis de experiência, incluindo iniciantes, e são conduzidas pelo maestro João Carlos Sales. O único requisito para fazer parte das aulas é que cada aluno leve seu próprio instrumento.

A proposta do curso nasceu em 2014, durante a Roda de Violeiros, quando se percebeu a dificuldade de encontrar acordeonistas na região e a importância de preservar esse instrumento presente na memória cultural brasileira. “Queremos oportunizar esse aprendizado e preservar esse instrumento na cidade.  Esse projeto é para quem sempre sonhou ou quer resgatar essa paixão”, destacou a proponente do curso, Maria Inez Gomes. 

O repertório trabalhado é voltado principalmente para a música popular brasileira, e as oficinas não têm prazo para encerramento. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Casa da Vila, no dia e horário das aulas; pelo telefone de Maria Inez Gomes – (43) 99923-5760; ou pelo contato do programador cultural da Casa da Vila, Gustavo Galvão (43) 99998-9443.

A oficina é patrocinada pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, via Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. E a Casa da Vila conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos