Cidade

Kireeff recebe comitiva de prefeitos de Minas Gerais

reuniao.prefeitos.VP

Grupo veio conhecer as políticas de desenvolvimento econômico e industrial aplicadas no município

 

O prefeito Alexandre Kireeff recebeu, na manhã desta quinta-feira (24), em seu gabinete, uma comitiva de prefeitos, secretários municipais e representantes do Sebrae de Minas Gerais. O grupo veio a Londrina conhecer ações e iniciativas do Município voltadas ao desenvolvimento econômico e apoio aos empresários e microempreendedores. Todos foram recepcionados também pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi, e pelos diretores do órgão Andrea Mandelli, Pedro Sella e Altemir Lopes.

Segundo o gerente do Sebrae da Zona da Mata de Minas Gerais, João Roberto Marques Lobo, o interesse por Londrina advém do reconhecimento nacional de projetos e iniciativas de desenvolvimento econômico praticadas pela administração municipal. “Londrina tem projetos nacionalmente reconhecidos como a Sala do Empreendedor, por exemplo. Por isso, escolhemos a cidade para conhecer práticas firmadas aqui porque algumas prefeituras desta região de Minas Gerais estão estabelecendo políticas para abertura de portas aos pequenos empreendedores”, informou Lobo.

Para o prefeito Alexandre Kireeff, a vinda da comitiva mineira demonstra que Londrina vem realizando ações inovadoras e que podem servir de modelo para iniciativas semelhantes em cidades do interior de Minas Gerais. “Londrina tem se tornado referência por conta das atividades voltadas para ativação da economia de forma sustentável e contemporânea. Em função disso, tivemos oportunidade de trocar informações, impressões e conhecimento com essa comitiva”, frisou Kireeff.  

Atuação positiva – O presidente da Codel, Bruno Veronesi, destacou que a vinda do grupo mineiro significa que Londrina tem atuado positivamente na incrementação de iniciativa e empreendimentos destinados à área de industrialização, ciência e tecnologia. “O grupo se interessou pelas políticas desenvolvidas em Londrina, e até nos pediu para enviar projetos para analisar. Isso é uma prova da qualidade do nosso trabalho”, destacou.

Entre os projetos apresentados à comitiva está a implantação da Cidade Industrial de Londrina (CILON), na zona noroeste, com 255 lotes com cerca de 2 mil metros quadrados cada, para a instalação de indústrias do tipo 1 e 2 (indústrias secas), que têm baixo impacto ambiental e não geram resíduos descartáveis em cursos naturais

Além disso, os visitantes mineiros conheceram propostas voltadas à área de Ciência e Tecnologia, como o Programa Municipal de Incentivo à Inovação (PROMIIN), destinado ao patrocínio de projetos de inovação tecnológica e científica, e o Distrito Tecnológico de Londrina, um instrumento de fomento às empresas com atividade na área de Tecnologia da Informação.

O grupo visitou o Tecnocentro, um polo de inovação e transferência de tecnologia às micros e pequenas empresas de Londrina e região, localizado na região leste, e souberam um pouco mais sobre o incremento no ISS Tecnológico, programa que incentiva a geração de empregos, promoção, pesquisa e o desenvolvimento tecnológico das empresas prestadoras de serviço.

A comitiva é composta pelos prefeitos Nailton Cotrin Heringer (Manhuaçu), Paulo Augusto Malta Moreira (Ponte Nova), Joaquim de Assis Nascimento (Matias Barbosa), Léa Alves de Castro (vice-prefeita de Bicas), além dos secretários municipais de Desenvolvimento Paulo Roberto dos Santos (Ponte Nova), José Rodolpho Janeiro de Almeida (Matias Barbosa), Ivone Maria Pires de Barros (Viçosa), Antônio Carlos Vidal Barra (Rio Pomba) e Cezar Augusto Bianchi Botaro (Muriaé), a Chefe de Gabinete de Manhuaçu, Ueziler Nacari Ferreira, Francis Maria Lieven  (analista do Sebrae).

A programação em Londrina incluiu também uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) com representantes da associação e da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos