Destaques

CMTU transforma faixa de pedestres em portal interativo no Calçadão de Londrina

Marcada para esta quarta-feira (28), ação "Essa faixa é sua" terá brindes e frases motivacionais de conscientização sobre a segurança viária

Nesta quarta-feira (28), das 9h às 12h, os pedestres que passarem pelo Calçadão de Londrina terão um motivo a mais para utilizar a travessia de segurança. Isso porque a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promoverá uma atividade especial na esquina da rua Professor João Cândido, buscando atrair o público aos locais corretos de passagem com brindes e muita criatividade.

Intitulada “Essa faixa é sua”, a ação contará com um portal pelo qual os pedestres serão convidados a passar. O espaço de travessia é decorado com uma cortina metalizada de onde será possível retirar frases motivacionais relacionadas ao trânsito. A ideia é que, após o uso da estrutura e da faixa, as pessoas levem para casa os cartões com as frases, além de um brinde simbólico.

Divulgação CMTU

De acordo com a coordenadora de Educação no Trânsito da CMTU, Mara Diniz de Assis, a intervenção pretende estimular a utilização da faixa de maneira descontraída, compartilhando com o pedestre a responsabilidade pela construção de uma convivência mais segura nas vias do município.

“Nosso objetivo é mostrar que eles também são protagonistas quando o assunto é segurança viária. Tanto quanto os condutores de veículos e de motocicletas, quem anda a pé deve estar comprometido com a própria segurança – e isso inclui cruzar a via da forma correta e somente nos locais adequados”, alertou.

A coordenadora lembrou que, com 2.191 casos, os pedestres formam o terceiro grupo de vítimas que mais se envolveu em sinistros de trânsito em Londrina entre 2018 e 2024, atrás apenas de ocupantes de motocicletas e de veículos leves. Já em relação aos óbitos, a categoria foi a segunda mais impactada: foram 128 mortes no período, perdendo somente para pilotos ou passageiros de moto.

“Incutir no pedestre a necessidade de utilizar a faixa e, onde não houver essa sinalização, parar no bordo da pista, pedir passagem com a mão estendida, aguardar a imobilização completa dos motoristas, olhar para os dois lados e só então fazer o movimento de travessia, é o nosso principal objetivo. O pedestre precisa se fazer visto para diminuir a chance de envolvimento em sinistros”, completou Diniz.

Além da CMTU, a atividade terá participação da Guarda Municipal (GM). Se chover no momento das abordagens, a ação – que integra a programação do Maio Amarelo em Londrina – será transferida para o Terminal Central.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos