CMTU instala “semáforo inteligente”
Novidade em Londrina, o primeiro equipamento será testado na região central
Já pensou ter uma via com o semáforo “sempre aberto” quando não há veículos ou pedestres no cruzamento? Na manhã da última sexta-feira, 25, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) começou a instalar um “semáforo inteligente” na rua Humaitá com a rua Anna Morena de Mello Menezes. A previsão é que ele esteja em funcionamento a partir de quarta-feira, 30.
Novidade
Este é o primeiro equipamento com o novo dispositivo em teste na cidade: um sensor de presença que detecta a proximidade de veículos. O objetivo é desafogar o trânsito em vias de grande movimentação onde há cruzamentos com baixa circulação.
No local escolhido para teste do modelo, atualmente, mesmo que não haja carros aguardando a passagem na rua Anna Morena, o sinaleiro da Humaitá fecha e paralisa o fluxo da via. Então, o semáforo na outra rua permanece “aberto pra ninguém”. Agora, com a instalação do semáforo inteligente, o trânsito na rua Humaitá ficará o tempo todo liberado e só será interrompido quando algum condutor se aproximar do cruzamento para realizar a conversão. “A proposta é evitar um abre e fecha do sinal pra nada. Mas o ponto principal é regular o trânsito, para deixá-lo mais dinâmico e com fluidez em cruzamentos ociosos, os quais geram congestionamentos.
Se o equipamento for aprovado durante a fase de testes, outros 7 pontos devem receber o dispositivo até o final do ano”, explica Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU.
Além do sensor que percebe a presença dos veículos para fechar o sinal em poucos segundos, o semáforo contará com outra tecnologia: a botoeira para pedestre. Segundo Pacheco, a medida visa contribuir no processo educativo, motivando a travessia correta, na faixa.
“Este modelo também conta com a botoeira para que as pessoas possam atravessar com segurança. Por isso, temos realizado ações com os agentes de trânsito, para ensinar e incentivar o uso das botoeiras nos locais. Se bem instruído, esse recurso pode ser um aliado para que o cidadão não atravesse em local errado e perigoso”, ressalta o diretor.
Os dispositivos mais antigos funcionam na avenida Duque de Caxias, em frente à Prefeitura, e na avenida Saul Elkind, na altura do nº 2.177. Também no cruzamento das avenidas Laranjeiras com Pioneiros, Ayrton Senna com Terras de Santana, Maringá com Tiradentes, na avenida Higienópolis com rua Professor Joaquim de Matos Barreto e JK com Paranaguá.
Recentemente, a Companhia equipou os semáforos da avenida Maringá com a rua Astorga com as botoeiras e já planeja inseri-las na travessia da Higienópolis com a rua Montevidéu. No total, Londrina conta com 23 botoeiras em mais de 8 cruzamentos. A medida integra o programa “Londrina Escolhe a Vida” e faz parte das ações que a CMTU tem desenvolvido, voltadas especialmente à segurança no trânsito. “Temos modelos diferentes: na Duque de Caxias e na Saul Elkind, por exemplo, a botoeira pode ser acionada e a travessia é liberada logo em seguida. Em outros cruzamentos, com semáforos de 2 ou 3 tempos, como acontece no equipamento da Tiradentes com a Maringá, o sinal fica verde para o pedestre somente após completar o ciclo normal do semáforo. Por isso, se a pessoa não apertar o botão, a travessia permanecerá aberta somente para os carros”, explica Hemerson.
Os semáforos diferenciados possuem adesivos explicativos para instrução dos pedestres. As ações educativas nos locais com as botoeiras já estão sendo realizadas e terão continuidade dentro da programação da diretoria de trânsito.
Foto: divulgação/CMTU




