Servidor da Guarda Municipal de Londrina conclui curso intensivo de Patrulhamento Tático
Capacitação foi realizada em Jandira (SP) e reuniu agentes de diferentes estados com foco em operações táticas
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal de Londrina, passou a contar com mais um servidor capacitado no curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo): o guarda municipal Willian Cordeiro. A 11ª edição do treinamento foi realizada na cidade de Jandira, São Paulo, entre os dias 10 e 30 de maio.

Promovido pela Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Segurança Pública, o curso teve seu evento de formatura no último sábado (31) e reuniu autoridades, familiares e moradores da cidade para celebrar o desempenho e a dedicação dos formandos da Guarda Civil Municipal.
Com carga horária intensa — cerca de 450 horas —, o treinamento envolveu 52 disciplinas voltadas à capacitação técnica e operacional. Participaram guardas municipais de seis estados e 17 municípios diferentes. Dos 57 inscritos, apenas 21 concluíram o treinamento.
Segundo o diretor operacional da GM Londrina, Jeferson Almeida, é muito importante ter mais um servidor formado nessa doutrina. “É um curso que exige muito preparo físico, emocional e disciplina. Ter mais um servidor formado nessa doutrina fortalece a capacidade operacional da nossa instituição e amplia a qualidade das ações táticas em Londrina. O GM Cordeiro demonstrou grande comprometimento e superação ao concluir esse desafio”, pontuou o diretor Jeferson Almeida, que também é formado no curso de Patrulhamento Tático Motorizado.

Para o GM Cordeiro, a formação foi transformadora. “Descobri capacidades além dos limites que eu imaginava ter. Missões que antes julgava impossíveis me mostraram que sou mais forte do que pensava. Aprendi muito, especialmente sobre incursão, patrulhamento tático, operações em baixa luminosidade e, principalmente, sobre resistência física e mental. Foram dias e noites com pouco sono e alimentação escassa, o que nos prepara para tarefas árduas e intensas”, relatou.
Criado em 2016, o curso Patamo da Secretaria de Segurança Pública de Jandira é voltado à formação de operadores táticos que integram as equipes de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), com foco no desenvolvimento de habilidades específicas para atuação em operações de alta complexidade em suas cidades de origem.




