Destaques

Crianças trocam armas por brinquedos

 

Iniciativa pretende chamar a atenção da população para os perigos das armas de brinquedos; no local, uma prensa destruirá esses objetos

 Iniciativa pretende chamar a atenção da população para os perigos das armas de brinquedos; no local, uma prensa destruirá esses objetos

 

Para estimular a cultura de paz e o não uso de armas de brinquedos, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vai realizar um ato público de desarmamento neste sábado (3), das 9h às 11h, no Calçadão de Londrina, próximo ao Banco do Brasil, na Avenida Paraná, 347.

A intenção dos organizadores é chamar a atenção da população para os perigos das armas de brinquedo, que podem vir a ser utilizadas em crimes. Por isso, todas as crianças que entregarem uma arma de mentira ganharão um brinquedo novo.

Durante a ação, haverá uma prensa hidráulica que destruirá as armas de brinquedo entregues pelas crianças juntamente com aquelas apreendidas em processos judiciais. Além disso, os adolescentes que participam das atividades de entidades socioassistenciais farão apresentações artistícas.

Entenda mais sobre o assunto-  Em Londrina, a venda de armas de brinquedo está proibida desde 2003, quando entrou em vigor a Lei Municipal 9.188. Em 2011, com a publicação da Lei Municipal 11.309, a Prefeitura de Londrina e a Câmara de Vereadores passaram a fornecer selos de certificação às empresas que solicitam junto à Secretaria Municipal de Fazenda e ao Legislativo, o reconhecimento de não possuírem armas de brinquedo à venda.  Hoje, há 50 lojas certificadas com o selo “Arma não é Brinquedo”.

Londrina é pioneira na legislação referente ao assunto e inspirou, em 2013, o Distrito Federal a criar uma lei que proíbe a venda de armas de brinquedo em seu território. O estado de São Paulo também promulgou uma lei igual em janeiro de 2014.

 

Foto: divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos