Guarda Municipal começa a formação de novos integrantes
Aula inaugural aconteceu na manhã desta sexta-feira (2), com a presença do coordenador do Gaeco do Paraná, Leonir Batisti
Teve início, na manhã desta sexta-feira (2), o curso de formação profissional de nova turma da Guarda Municipal (GM) de Londrina, com 27 novos integrantes. A aula inaugural foi ministrada pelo procurador de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Paraná, Leonir Batisti, e contou com a presença do secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, que representou o prefeito Alexandre Kireeff.
A formação completa terá duração de aproximadamente quatro meses e acontece no Tiro de Guerra. A carda horária é de aproximadamente 770 horas, incluindo aulas teóricas e práticas. As aulas serão ministradas por Guardas Municipais de Londrina e por servidores das secretarias municipais de Recursos Humanos, Políticas para as Mulheres, Assistência Social, Saúde, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), além de integrantes do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina.
Durante cerimônia, o coronel Guimarães deu boas-vindas à nova equipe, que vem se unir ao contingente já existente, composto por 359 integrantes. “A nova equipe vem para fazer frente às demandas do município. Futuramente haverá a necessidade de mais inclusões, mas neste momento estes 27 são bem-vindos”, destacou.
Ele ressaltou que a Guarda Municipal tem, hoje, efetivamente o poder de polícia, concedido por lei, podendo atuar na área de segurança, em parceria com as polícias. “Nossa equipe deve ser uma Guarda Municipal urbana comunitária, com uma aproximação de confiança com os cidadãos”, disse.
O coordenador do Gaeco do Paraná, Leonir Batisti, falou sobre como as pessoas entendem que as guardas municipais, em especial a de Londrina, se localiza no contexto da segurança pública. Ele enfatizou o fato de que as GMs são hoje um instrumento essencial para a segurança pública no geral e, em contrapartida, como é que a Guarda pode contribuir para alterar a visão de que as forças de segurança são opostas ao cidadão e cidadania.
Uma das alunas do curso, Ana Paula da Silva, destacou que os novos integrantes vão somar com o trabalho da GM. “Nós acompanhamos o trabalho da GM de Londrina desde o começo e vemos que é uma corporação que nos dá muito orgulho e que está crescendo no município. Então nosso ensejo é de crescer junto com eles”, disse.
Outro integrante da formação, Edmilson Carlos Vedovato, expôs a sua expectativa para os quatro meses de capacitação. “Tenho certeza de que será um grande curso, com pessoas determinadas e com muita vontade de ingressar na equipe”, enfatizou. Ele disse acreditar que o curso proporcionará o embasamento necessário para o trabalho. “A corporação é muito competente e vai passar todo o seu preparo para todos os que estão aqui neste momento, ingressando na guarda”, concluiu.
Também estivaram presentes na aula inaugural, o diretor da Guarda Municipal de Londrina, Osmar dos Santos; o coordenador adjunto da Defesa Civil de Londrina, Demerval Anderson do Carmo; o capitão do Corpo de Bombeiros de Londrina, Roberto Coelho; o capitão do 5º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Israel da Costa Vieira; as secretárias municipais de Políticas para as Mulheres, Sônia Meiros, e de Recursos Humanos, Kátia Gomes, além de outros representantes da GM de Londrina.
Fotos: Vivian Honorato
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1748&Itemid=1081