Conferência de Desenvolvimento Rural elege novos conselheiros
Encontro selecionou 28 propostas como base para elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
A 7ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural, realizada ontem(8), com o tema “Planejando uma Londrina Rural Sustentável e Solidária”, reuniu cerca de 110 pessoas, no Centro de Difusão e Tecnologia do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). O evento, que ocorre a cada dois anos, foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).
Durante a conferência, houve votação para eleger a nova composição do CMDR, na gestão 2015-2017. A equipe do conselho será composta por 21 membros. Destes, são sete representantes indicados pelo poder público municipal e 14 representantes de organizações da sociedade civil e áreas técnica, de pesquisa e extensão de desenvolvimento rural.
Para o engenheiro agrônomo Osvaldo de Souza Campos Junior, da Diretoria de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a conferência conseguiu atingir seu objetivo. “Além da eleição para novos membros do CMDR, foram selecionadas vinte e oito propostas para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Estas propostas funcionam como uma orientação, e levam em consideração o que a comunidade rural presente discutiu e julgou pertinente para o plano”, explicou.
Campos Junior ressaltou, dentre as palestras e atividades da conferência, a participação do engenheiro agrônomo Ronaldo José Ribeiro, chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério de Desenvolvimento Agrário. “A palestra motivadora abordou três eixos: a questão do controle social, desenvolvimento rural e políticas públicas do setor rural”, afirmou.
Foto: Vivian Honorato




