Cidadão

GM passa a contar com o grupamento Romucam para apoio rápido em ocorrências

Motociclistas da equipe passaram por intensa capacitação para atuação tática e resposta ágil

Londrina passou a contar com um reforço de peso na segurança pública, com a reativação do grupamento de motos da Guarda Municipal, agora denominado Romucam – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas. Entre os dias 9 e 13 de junho, oito servidores participaram de uma semana intensa de treinamentos voltados à pilotagem e técnicas policiais.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Na tarde de segunda-feira (16), os servidores receberam o certificado de conclusão do curso das mãos do secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, durante solenidade na base operacional da instituição. O novo grupamento já está em atividade, atuando com motocicletas em patrulhamento preventivo e ostensivo, apoio às viaturas de área e atendimento de ocorrências que exigem resposta imediata.

Durante o treinamento, os guardas passaram por módulos teóricos e práticos envolvendo técnicas de abordagem, tiro, ambientação em locais confinados e condução de motocicletas em diversas condições. A capacitação incluiu pilotagem de alta precisão no Autódromo Internacional Ayrton Senna e técnicas off-road, preparando os agentes para atuar em terrenos não pavimentados.

Para Marcos Godoi, integrante do novo grupamento, foi um privilégio poder aperfeiçoar suas habilidades. “É uma honra participar dessa formação, que amplia nossa experiência e nos prepara ainda mais para servir a população. O Romucam segue uma nomenclatura já adotada nacionalmente pelas guardas municipais e reforça a atuação da GM em patrulhamento preventivo e ostensivo. Como as motos permitem maior mobilidade no trânsito, especialmente nos horários de pico, conseguimos chegar mais rápido às ocorrências e prestar um atendimento mais eficiente à população”, destacou.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

O secretário Felipe Juliani ressaltou a importância estratégica do novo grupamento. “O Romucam chega para somar forças com os demais grupamentos da Guarda Municipal. Eles serão fundamentais no atendimento rápido aos chamados que exigem resposta imediata. Trata-se de uma ferramenta de grande mobilidade e efetividade no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos”, frisou.

O Romucam nasce com o propósito de reforçar a presença da Guarda Municipal em pontos estratégicos da cidade, como a região central e demais áreas públicas com grande fluxo de pessoas. A agilidade das motocicletas permite deslocamento rápido das equipes, contribuindo diretamente para a eficiência operacional e o aumento da sensação de segurança na cidade.

O treinamento contou com o apoio dos seguintes instrutores: 1º Tenente PM Henrique, 2º Sargento PM Leônidas, 3º Sargento PM Rangel, guarda municipal Rodrigo Monti, além da colaboração direta do secretário Felipe Juliani, que possui vasta experiência com esse tipo de trabalho.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos