Casting para curta-metragem produzido pela ofiCINE recebe inscrições até quarta (18)
Seleção busca participante com experiência em atuação para interpretar jovem adulto em um curta dramático
O projeto Oficinas Itinerantes de Produção Cinematográfica (ofiCINE) abriu um casting para quem deseja participar do curta-metragem que está sendo produzido pelos integrantes da oficina. Os produtores buscam alguém que aparente ter 20 anos, com cabelo preferencialmente de comprimento médio ou longo, barba por fazer e experiência em atuação.
Os interessados devem enviar um e-mail para oficinelondrina@gmail.com, até quarta-feira (18), incluindo nome completo, idade, altura, telefone para contato e um vídeo atuando em uma cena dramática, de briga ou crise psicológica. Os materiais serão avaliados pela equipe, que definirá a pessoa mais adequada para o papel.

Segundo a idealizadora e produtora executiva da ofiCINE, Victória Furtado, o curta abordará um drama vivido por um casal de jovens adultos. “A temática foi escolhida em sala de aula, juntando as sugestões dos alunos e coescrevendo a história entre as pessoas que têm interesse em roteiro. As expectativas são altas, pois esta edição conta com mais participantes, trazendo fluidez ao set”, afirmou.
O escolhido dará vida a Otávio, um jovem de 26 anos, desempregado e dono de casa. Reservado e sentimental, ele enfrenta crises de ansiedade e costuma falar sozinho para aliviar a tensão. Entre seus hábitos, está o de tomar longos banhos para se acalmar e iniciar faxinas pela casa que, quase sempre, ficam pela metade. Para ocupar a mente, recorre a passatempos como caça-palavras, xadrez e quebra-cabeças. Otávio vive momentos de baixa autoestima e tem um estilo despojado, vestindo camisas de banda, samba-canção e moletons.
Além de Otávio, o elenco contará com a personagem Sol, que já teve a intérprete selecionada. Também haverá vagas para figurantes e papéis menores, com novas chamadas para casting previstas para os próximos dias.
A ofiCINE é um conjunto de oficinas itinerantes voltadas à capacitação de jovens por meio do ensino prático da produção cinematográfica. Composto por 15 encontros e pela gravação de um curta-metragem, o curso oferece uma formação abrangente, passando por etapas como criação de roteiro, som direto, direção de fotografia e arte, mixagem de som, direção geral e produção. Ao longo das atividades, os participantes também vivenciam, na prática, as diárias de gravação do filme que está em desenvolvimento.
Atualmente 12 alunos participam da atividade, realizada no Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, no Conjunto Cafezal 4. As oficinas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.
A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




