Londrinenses garantem vaga na Série Prata dos Jogos de Integração do Idoso
Comitiva de 12 atletas representou a cidade em oito modalidades; Série Prata será disputada em outubro, em Pontal do Paraná
A delegação londrinense que esteve em Pontal do Paraná para participar da Série Bronze dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDO), entre os dias 12 e 15 de junho, retornou com a classificação garantida para a Série Prata da competição. A viagem dos 12 atletas foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Os londrinenses disputaram oito modalidades: vôlei câmbio, vôlei no escuro, vôlei de praia, handebol por zona, peteca e basquete relógio. Além disso, competiram em modalidades que ainda estão em fase de teste, como o beach tennis e o futebol por zona, que devem ser inseridas oficialmente no calendário do JIIDO em 2026.
A competição reúne, anualmente, pessoas com mais de 60 anos para a prática de atividades esportivas e recreativas. A Série Bronze de 2025 dos Jogos de Integração do Idoso tiveram a participação de mais de 300 atletas, representando 47 municípios paranaenses. Em Londrina, eles foram selecionados entre os participantes de grupos esportivos mantidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Convivência do Idoso (CCI), das regiões norte e oeste da cidade.

Na Série Prata, que será realizada em outubro, também em Pontal do Paraná, a delegação de Londrina precisa ficar entre as quatro primeiras para garantir vaga na Série Ouro. Uma das integrantes da equipe londrinense foi Ana Raquel Levorato, de 61 anos, que participou pela segunda vez dos jogos. “Para mim, estas oportunidades são excelentes. Tivemos troca de experiências e ainda, aprendemos novas modalidades. Com tudo isso foi ótimo participar dos jogos, pretendo agora ir sempre”, contou.
Nilva Zanatta, de 65 anos, também esteve em sua segunda participação no JIIDO e falou da experiência com entusiasmo. “É a segunda vez que eu vou. Assim como na primeira, foi fantástico participar dos jogos. Gosto muito de esportes e, este ano, consegui participar de todas as modalidades, tendo experiências inesquecíveis”, disse.
Os atletas foram acompanhados pelo educador físico da Secretaria Municipal de Saúde, Geder Harami, que destacou os principais benefícios proporcionados por iniciativas como essa. “A parte mais importante de os idosos participarem é ter um local onde encontram novas pessoas, constroem novos relacionamentos e, principalmente, têm o prazer de realizar uma atividade física segura por meio do esporte”, frisou.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




