Encontro do PPA reúne servidores em fase de aposentadoria para palestra e diálogos
Tarde será marcada por uma palestra sobre planejamento, orçamento pessoal e voluntariado, além de diálogos com ex-servidores municipais

Nesta quarta-feira (18), a partir das 13h30, o auditório da Prefeitura de Londrina recebe mais uma atividade do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), organizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). No encontro mensal de junho, a atração de destaque é uma palestra com o tema “Planejamento, Orçamento Pessoal e Voluntariado na Aposentadoria”.
Ainda haverá um momento especialmente voltado a relatos de servidores já aposentados, reunindo Carmen Baccaro para falar sobre voluntariado, e Cezar Ramos, que conversará com os presentes sobre novos trabalhos e ocupações pós-aposentadoria.
A ação envolve servidores ativos que estão em processo de aposentadoria, bem como aqueles que se aposentaram no ano anterior. O auditório da sede administrativa da PML fica no 2º piso do prédio, situado na avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.
O encontro será aberto com a palestra que aborda a temática do dia, ministrada voluntariamente por Isabela Faggião, especialista em planejamento financeiro. “Trabalho com mentoria em planejamento financeiro há cinco anos e poderei falar sobre o tema, neste encontro, de forma direcionada para quem já está aposentado ou em vias de se aposentar. A proposta é apontar caminhos sobre como entrar nessa etapa com saúde financeira, mais tranquilidade e qualidade de vida. Em parceria com a Prefeitura, também já participei, em outra ocasião, do Café com RH”, informou.
Segundo a assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, integrante da equipe organizadora do PPA, cerca de 30 servidores têm participado das atividades de pré-aposentadoria na Prefeitura. Dessa forma, contam com a oportunidade de acompanhar e dialogar sobre temas que são fundamentais no processo de planejamento para o fim do período de serviços prestados ao Município.
Para Diorio, refletir sobre a importância do planejamento financeiro e do orçamento pessoal na aposentadoria é essencial. “As pessoas, quando estão na ativa, têm auxílio-alimentação, uma boa parte faz horas extras e alguns ainda recebem função gratificada, por exemplo. Com a aposentadoria, esses valores deixam de ser recebidos, e há quem adia o processo de aposentar por esse motivo. Por outro lado, as pessoas também assumem despesas, compromissos diferentes na aposentadoria, por isso começar a planejar a parte financeira antes ajuda, de fato, a gerar um ambiente mais favorável e com base de preparo para iniciar essa nova fase da vida com mais segurança”, analisou.
A servidora da Prefeitura ainda acrescentou que, nos encontros do PPA, outro propósito relevante é permitir que os participantes conheçam histórias de vida de outros colegas já aposentados. “Isso ajuda a identificar possibilidades de refletir sobre o que cada um deseja fazer na etapa que está prestes a começar”, concluiu.
Sobre o PPA – Implantado em 1993, o Programa de Preparação à Aposentadoria possui o objetivo de minimizar o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria. Seus encontros são realizados mensalmente, e em julho haverá uma homenagem para os servidores aposentados no primeiro semestre de 2025. O programa é mantido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH).