Sema participa de plantio de 50 mudas e limpeza de fundo de vale no Carnascialli
Realizada no sábado (21), ação teve a colaboração da CMTU, Tiro de Guerra de Londrina e Rotary Club de Londrina Higienópolis
Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais equilibrado e saudável, protegendo os cursos d’água de Londrina, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) participou de uma ação de limpeza e plantio de mudas no fundo de vale da Rua Cardeal Vermelho. O local fica no Conjunto Carnascialli, região norte de Londrina. Realizada no sábado (21), a atividade contou com a participação de servidores da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), de atiradores do Tiro de Guerra de Londrina e de integrantes do Rotary Club de Londrina Higienópolis.
Conforme a coordenadora do Viveiro Municipal da Sema, Sirlei de Souza, todas as 50 mudas plantadas próximo ao córrego são de espécies nativas. “Entre as espécies que plantamos, estão aroeira, angico, pau-formiga, ipê-rosa, capororoca, ingá e grumixama. Nos próximos dias, vamos voltar àquele fundo de vale para plantar mais 30 árvores, totalizando 80 mudas”, disse.

A iniciativa também incluiu a separação de diversos resíduos que haviam sido descartados no local, como móveis e entulhos, que serão recolhidos pela CMTU amanhã (24).
A assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani, destacou que a ação foi realizada como parte da programação da Campanha Junho Verde, que visa incentivar a reflexão e a adoção de práticas sustentáveis. “Além do plantio e da limpeza, também distribuímos materiais de conscientização para a comunidade, sobre temas como a importância da arborização, do cuidado com os fundos de vale e do descarte correto de resíduos”, salientou.
Plantio em Guairacá – Na última sexta-feira (20), a equipe do Viveiro Municipal executou o plantio de 47 mudas de árvores no Patrimônio Guairacá (zona rural). A ação foi realizada com o apoio de crianças e adolescentes atendidos por um projeto da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. As mudas foram plantadas no entorno da igreja, campo de futebol e praça central, incluindo espécies como ipê-rosa, sibipiruna e ipê-branco. O plantio também abrangeu dez árvores frutíferas de ingá, araçá, pitanga e grumixama.




