Cidadão

Guarda Escolar forma mais 69 guardas municipais mirins em Londrina

Projeto educativo atendeu três turmas do 4º ano na Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, na zona sul da cidade

A Secretaria Municipal de Defesa Social realizou, na manhã desta quinta-feira (26), a segunda formatura da edição 2025 do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM). Desenvolvida por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), a iniciativa conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME). A solenidade aconteceu na Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, localizada no Conjunto União da Vitória.

O principal objetivo da ação é fortalecer o vínculo de confiança entre os estudantes e a instituição, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a coletividade. A atividade teve duração de quatro meses e, ao longo de 16 encontros, os alunos participaram de palestras sobre prevenção e combate ao bullying, violência intrafamiliar e uso de álcool e drogas, além de noções sobre cidadania, regras, disciplina e ordem unida. Ao todo, 69 crianças de três turmas do 4º ano receberam certificados de conclusão das atividades.

A vice-diretora da escola, Erlane Caldieri Augusto, destacou a importância da iniciativa. “Quando chegou aqui na escola, a gente ficou muito feliz em receber esse projeto. Houve melhoria no comportamento das crianças, não só das turmas de 4º ano que participaram diretamente, mas de toda a escola. É muito importante as crianças terem essa proximidade com a guarda, entenderem que ela está aqui para proteger e ajudar”, pontuou.

Ela também ressaltou os reflexos positivos da formação. “O principal é que o projeto trouxe mais autonomia e segurança para as crianças. A gente percebeu uma grande diferença nesses quatro meses. Acredito que eles vão repassar esse aprendizado e servir de exemplo dentro da escola. Seria ótimo se pudéssemos ter o projeto todos os anos”, disse.

Secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani. Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, também celebrou a formatura: “Hoje é um dia muito especial para a Guarda Municipal de Londrina. Estamos celebrando a formatura de mais uma turma do projeto Guarda Municipal Mirim, conduzido pelos nossos guardas escolares, com atividades que abordam temas fundamentais como o combate às drogas, ao álcool e ao bullying, além das aulas de civismo e ordem unida. Esse trabalho aproxima as crianças da segurança pública, mostrando que a Guarda Municipal é uma aliada na construção de um futuro melhor”, frisou.

As próximas formaturas do projeto já estão programadas. No dia 1º de julho, às 10h, 68 estudantes da Escola Municipal Salim Aborihan participam da solenidade. E, para encerrar o ciclo, no dia 3 de julho, também às 10h, 46 alunos se formam na Escola Municipal Corveta Camaquã. Toda a comunidade está convidada a participar.

Além de pais, mães, responsáveis e professores, a formatura desta quinta-feira contou com a presença da representante da secretária municipal de Educação, Sheila Brandão; do vereador Sídnei Matias; do major Costa, do Corpo de Bombeiros; do chefe de gabinete da Guarda Municipal, Osmar dos Santos; do diretor operacional da GM, Jeferson Almeida; e, representando o prefeito Tiago Amaral, a primeira-dama Juliana Yagushi, entre outros convidados.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos