Saúde divulga ações contra dengue
Amanhã (23) haverá mutirão educativo com alunos da Unopar Piza e no sábado, agentes participam de ação na zona leste e sul da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (22), os dados atualizados da dengue no município. Desde janeiro até o momento, foram confirmados 2.709 casos da doença e 5.788 suspeitas foram descartadas. Esta semana, os exames de sangue de 637 pessoas estão em andamento, aguardando os resultados laboratoriais.
Para conter a proliferação do mosquito transmissor e o desenvolvimento de larvas, os técnicos da Prefeitura realizaram 924 bloqueios de áreas com casos suspeitos e confirmados. Eles também promovem diariamente atividades educativas e inspeção de imóveis, terrenos baldios e pontos críticos, além de realizarem com frequência mutirões de limpeza.
de sexta – Amanhã (23), das 9h às 12h, será realizado o mutirão educativo em parceria com a Unopar, na Avenida Paris, 675, no Jardim Piza. Cerca de 30 estudantes de agronomia participarão junto com os agentes municipais de endemias de abordagens residenciais. Eles orientarão os moradores sobre as formas corretas de armazenar objetos, vistoriar o quintal das casas e de ajudar a combater a doença.
Ações no sábado – Já no sábado (24), os profissionais da saúde vão participar das ações de conscientização e lazer na região leste. As atividades para a população serão das 9h às 12h, na Rua Rosa Branca, em frente a Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo/Fraternidade.
Eles levarão larvários e maquetes sobre o Aedes aegypti (transmissor da dengue, febre amarela, zica, chikungunya); o Caracol-Gigante-Africano, mais conhecido como caramujo africano (hospedeiro e transmissor do verme Angiostrongylus cantonensis, causador de meningite); o parasitas Schistosoma (que transmite a esquistossomose) e sobre o mosquito palha (que através de sua picada transmite a leishmaniose).
Ainda no sábado (24), das 9h às 12h, na Rua Ernestina Duque Estrada, com a rua Antônio Theodoro de Almeida Camargo, no Jardim Tarobá, a equipe fará o dia de prevenção e promoção à saúde.
A atividade é uma parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da UEL, com o SENAC, SESC, SANEPAR, Taikô, Projeto Sensibilizarte UEL, Colégio Estadual Cléia Godoy, Paróquia Santo Antônio-Comunidade Santa Luzia, INSS Previdência Social, e C.T. Centro de Reabilitação Psicossocial.
Fotos: Vivian Honorato