Região leste recebe ação comunitária neste sábado (24)
Ação faz parte do programa “Crack, é possível vencer”; comunidade terá acesso a várias atividades culturais, recreativas, sociais e de saúde
A Prefeitura de Londrina, junto com diversos parceiros, realiza neste sábado (24) ações comunitárias intersetoriais na região leste, por meio do Programa Crack é Possível Vencer. O evento será na Rua Flor de Jesus, Vila Ricardo, no entorno do Marco Zero, a partir das 8 horas. A comunidade terá à disposição diversas ações culturais e de lazer, além de acesso a serviços de saúde.
Dentre as atividades programadas para este sábado, haverá oficina de grafite com adolescentes e jovens inseridos em medidas socioeducativas, coordenada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), e apresentação musical de hip-hop/funk. A equipe da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) também estará presente, desenvolvendo atividades esportivas com a “Rua Recreativa”.
Haverá também apresentações culturais, pelos projetos “A Rua Dança a Cidade”, e “Balezinho de Londrina”, que contam com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Os trabalhos realizados por alunos de unidades escolares municipais, do concurso para eleger o slogan da campanha, estarão expostos no evento. No mesmo espaço, equipes da Defesa Social e Civil estarão presentes prestando informações à comunidade.
A comunidade presente também terá a oportunidade de se cadastrar para as vagas de emprego disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (SINE). Os profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI) vão ofertar duas oficinas: “Caiu na Rede é Peixe”, sobre a rede de atenção pública, e “Oficina de Empregabilidade”, com orientações gerais sobre currículo e entrevista de emprego.
Ainda neste sábado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ricardo/Fraternidade, estará aberta das 7 às 13 horas, para execuções de atividades que incluem a disponibilização de testes gratuitos para DSTs como AIDS, sífilis e hepatites B e C. As atividades do Outubro Rosa prosseguem, com exames preventivos de câncer de colo de útero e encaminhamentos para exames de ultrassonografia e mamografia.
Também haverá rodas de terapia comunitária com familiares dos usuários de drogas, com início às 8 horas, na UBS. E o Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas, (Comad), junto com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) e ONGs Núcleo de Redução de Danos e Casa Verde, prestará informações e orientações sobre o uso de drogas, prevenção e a rede de serviços públicos disponíveis.
O setor de Endemias participa também do evento, prestando informações sobre a dengue e outras endemias por meio de maquetes, larvários e exposição de insetos e vetores como caramujo africano, caramujo transmissor de esquistossomose, leishimaniose, febre amarela e bicho barbeiro.
O calendário de ações do Programa foi lançado oficialmente no município no final de agosto. Desde então, a Prefeitura, com parceria de diversas secretarias e instituições da sociedade civil, realiza ações de enfrentamento ao crack e outras drogas, com atenção prioritária à região leste.