Conferência Municipal LGBT indica representantes para evento estadual

Professor pós-doutor William Siqueira Peres, doutor em Psicologia e Estudos de Gênero, destacou que a violência não pode ser naturalizada
A I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), realizada no último sábado (24), na Câmara Municipal de Londrina, contou com a participação de 94 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do poder público de Londrina. O tema deste ano foi “Por um Brasil que criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”. Ao todo, 21 entidades estiveram representadas e os participantes elegeram 14 delegados, incluindo os suplentes, que vão representar a cidade na edição estadual da Conferência.
Na solenidade de abertura a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, ressaltou a importância do evento para a cidade. “Estamos num momento ímpar, quando o público atendido nesta conferência poderá apresentar propostas tanto em nível estadual quanto federal, na III Conferência Nacional LGBT. Que esta conferência fortaleça as ações contra a discriminação que ocorre diariamente e que uma nova fase histórica surja, com o respeito à diversidade.”
A representante da sociedade civil LGBT, Melissa Campos, chamou a atenção dos presentes ao falar que a discriminação e o preconceito estão impregnados em todos os lugares. Ela ressaltou que é preciso estar preparado para enfrentá-lo. “Nós não temos valor para muitos, mas nós sabemos o valor que temos. Eu rodei o mundo e escolhi Londrina, não para ser tolerada, mas para ser respeitada. Nascemos militantes quando dizemos não ao azul ou ao carrinho. Nossa luta vem de muito tempo e vai prosseguir”, salientou.
A assessora de Políticas para as Mulheres e membro da comissão organizadora da Conferência, Marisse Costa de Queiroz, considerou a conferência como um marco para os grupos LGBT, assim como para Londrina. “É a primeira vez que a cidade promove uma conferência com essa temática e gerou resultados positivos, como a indicação da formação de um conselho municipal LGBT. Londrina avança cada vez mais na luta contra a discriminação.”
Entre os presentes na abertura da conferência, estava a vereadora Lenir de Assis e a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha de Fatima Sanchez.
Palestra – Durante a conferência, o professor pós-doutor William Siqueira Peres, doutor em Psicologia e Estudos de Gênero falou aos presentes sobre os seguintes eixos temáticos: Políticas Transversais, Participação Social e Sistema Nacional LGBT; Educação, Cultura e Comunicação/Mídia em Direitos Humanos; Segurança Pública e Justiça; Marcos Jurídicos e Legais para o Enfrentamento à Violência. Ele defendeu que é urgente incluir a população que se encontra discriminada. “É uma questão de cidadania, no sentido de participação social e política nas decisões, com direitos equivalentes.” E ao falar do respeito necessário, destacou que “as pessoas LGBT não são cidadãos de segunda classe, segunda categoria, são gente.”
Peres contou que, de acordo com dados oficiais, a cada dois dias, uma pessoa LGBT é assassinada no país com requintes de crueldade. “Este é o dado oficial, portanto, pode ser mais, pois há os que negam e não denunciam. Um beijo entre pessoas do mesmo sexo incomoda, mas espancar não. As pessoas estão embriagadas de fascismo. É preciso ter o direito de amar e quando isso é impedido, está sendo tirado o direito à vida. Afinal, a morte não é só física e não podemos naturalizar a violência. O riso no canto da boca, coincide com a bala que mata o travesti”, afirmou.
A I Conferência Municipal LGBT foi organizada pelas secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Governo, com apoio do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região/CUT; Espaço Londrinense da Diversidade LGBT; Conselho Regional de Serviço Social – 11ª Região (CRESS PR); Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids (Alia); Coletivo Elitytrans Londrina e Coletivo Fruta Cor.
Fotos: Vivian Honorato
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1764&Itemid=1081




