Economia Solidária comemora 10 anos de existência
A partir de hoje, estão à venda produtos que falam sobre a história de Londrina
A manhã de hoje (28) foi de festa para os integrantes e organizadores do Programa Municipal de Economia Solidária que completa 10 anos de existência em Londrina. A festa foi na sede do Centro Público de Economia Solidária, na Rua Rio de Janeiro, 1.278. Durante a comemoração, houve sorteio de brindes e bolo produzido pelo empreendimento Tri Festa.
Durante a comemoração, a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, anunciou que, a partir de dezembro, o programa contará com mais uma sede, que vai funcionar na Praça Sete de Setembro. O local está passando por reformas na parte elétrica e pintura geral. “Pretendemos inaugurar um novo espaço para comercialização dos produtos do Economia Solidária em novembro. O quiosque já está sendo reformado, o que demonstra nosso cuidado e do prefeito com essa forma de geração de renda”, disse.
De acordo com a gerente de inclusão produtiva do Economia Solidária, Nelma Liberato, o atual centro público continuará a existir sediando as atividades do programa. Já o quiosque será destinado apenas para a comercialização dos produtos, pois está em uma localização estratégia, que chama a atenção dos pedestres e do público em geral.
Para a diretora de Proteção Social Básica, Sandra Nishimura, os 10 anos do programa trazem muitas lembranças positivas da valorização dessa forma diferenciada de geração de renda e de trabalho. “O projeto começou como política pública em 2003. Em 2005, ganhou força e se tornou um programa próprio. Em 2007, recebeu uma sede, que é o centro público e este ano terá mais um avanço com um novo espaço para a comercialização dos produtos.Tudo isso foi construído através de sonhos. Sonhos que podem começar com cada um de nós e que através do coletivo se transformam em realidade”, afirmou.
Devido à comemoração, os visitantes que forem até o Centro Público de Economia Solidária encontrarão diversos produtos confeccionados pelos empreendimentos sobre a história de Londrina e seus pontos turísticos. Entre os produtos há venda de café artesanal, guardanapos, camisetas, artefatos de decoração, lembranças, peças de madeira e de MDF que remetem à cidade como o Museu Histórico, Museu de Arte de Londrina, Concha Acústica, Biblioteca Pública Municipal e Lago Igapó.
A representante dos empreendimentos, Nicarla Gonçalves, agradeceu o apoio que vem recebendo do programa e falou com entusiasmo sobre o rendimento gerado para a família. “Nós dos empreendimentos temos muito orgulho de fazer parte do Economia Solidária. São três anos que participo e estou muito feliz, porque hoje posso dizer que toda a minha renda familiar advém do meu negócio. O Economia é uma oportunidade para todos”.
Participação – Atualmente, 55 empreendimentos participam do programa e são responsáveis pela geração de renda de aproximadamente 200 pessoas. O público-alvo prioritário são os beneficiários pela Secretaria Municipal de Assistência Social. É um programa que valoriza o trabalho humano; auxilia na geração de renda local, valorizando os trabalhadores da cidade; comercializa produtos com o preço justo –onde é mensurado apenas o custo da produção e a hora trabalhada- e respeita o meio ambiente. Hoje, há quatro áreas de produção que são o artesanato, a prestação de serviços, a alimentação e a confecção.
Todos os empreendimentos participantes recebem assessoria nas áreas de gestão, administração e assessoria técnica para aprimoramento dos produtos. A capacitação com relação ao produto é feita por meio de monitorias específicas e caso o empreendedor precise aprimorar seu produto, o programa viabiliza as capacitações.
Fotos: Vivian Honorato
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1766&Itemid=1081