Destaques

Samu conta com quatro novas ambulâncias

ambulancia.V2

Durante solenidade, foram entregues também 19 equipamentos odontológicos para uso nas UBSs

 

O prefeito Alexandre Kireeff participou, nesta terça-feira (10), da solenidade de entrega de quatro ambulâncias para uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e também de 19 equipamentos odontológicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O evento contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin.

ambulancias.V8

Duas ambulâncias foram repassadas pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA), e outras duas pelo Ministério da Saúde, do governo federal, além de dois desfibriladores repassados pelo governo estadual. Os veículos podem ser utilizados tanto para suporte básico quanto para o suporte avançado.

A partir de agora, o município passa a contar com oito ambulâncias circulando, sendo quatro para suporte básico, duas para suporte avançado e duas de Transporte Emergencial Centralizado (TEC). Até o início de 2013, Londrina contava apenas com uma ambulância.

O prefeito anunciou, ainda, que o município está finalizando a aquisição de outras três ambulâncias, através de licitação, com recursos municipais. “Com isso, teremos um círculo virtuoso de renovação permanente da frota de ambulâncias do município”, frisou.

Por sua vez, o secretário Gilberto Martin, ressaltou que as ambulâncias serão disponibilizadas de imediato ao atendimento da população. “Teremos um reforço significativo no sistema de atendimento de urgência e emergência no município”, pontou.ambulancias.V7

Equipamentos odontológicos – Os 19 equipamentos, entregues na solenidade, são compostos por cadeira, mocho e refletor odontológico, unidade auxiliar (mesa), canetas de alta rotação e micromotor. O valor do investimento, feito com recursos próprios, é de R$ 157,7 mil.

Os equipamentos serão destinados às seguintes UBSs: Armindo Guazzi, Casoni, Alvorada, Lindóia, Marabá, Mister Thomas (na região leste); João Paz, Aquiles Stenghel, Maria Cecília, Parigot Souza, Cabo Frio, Ruy Virmond Carnascialli (na região norte); Leonor, Santiago e Panissa (região oeste); Cafezal e Pind (região sul); Guaravera e São Luiz (zona rural).

Também estiveram presentes na solenidade os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, de Trabalho, Emprego e Renda, Márcio Corrêa; os vereadores Junior Santos Rosa, líder do prefeito na Câmara Municipal, Lenir de Assis, Elza Correia e Tio Douglas; a coordenadora de enfermagem do SAMU, Sandra Alves; e o gerente de odontologia Osvaldo Carneiro Junior.

Avanços na Saúde – Além da construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Campos Verdes, Guanabara, Milton Gavetti e Vista Bela, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da UPAS Maria Angélica/ Leste-Oeste, durante a atual gestão, o município reformou outras 16 unidades básicas de saúde, o CAPS III e estão programadas as reformas do PAI/Centrolab e da Maternidade Municipal.

Além disso, o Centrolab passou a funcionar 24 horas e a UPA do Jardim Sabará foi colocada em funcionamento. Também foram disponibilizados três equipamentos de Raio-x, que funcionam 24 horas, pois antes do prefeito Alexandre Kireeff assumir, havia apenas um equipamento disponível, funcionando 16 horas.

ambulancias.V4Com relação aos recursos humanos, desde 2013, foram contratados aproximadamente 1.200 profissionais, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, profissionais da área administrativa, entre outros.

A frota de veículos também melhorou. Desde janeiro de 2013 foram adquiridos mais de 70 veículos novos, distribuídos nos serviços do Programa Saúde da Família (PSF), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Tratamento Fora Domicílio (TFD), transporte de usuários da zona rural para a zona urbana, e vice-versa, entre outros. Além disso, o Município cedeu um terreno para o Cismepar construir a nova central de diagnóstico.

Recentemente, o Município iniciou o programa de castração, vacinação, vermifugação e implantação de microchip em cães e gatos de animais pertencentes a beneficiários do Bolsa Família e, posteriormente, aos acumuladores de animais e Organizações Não Governamentais (Ongs) de proteção animal regularmente instituídas.

 

Fotos: Vivian Honorato

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1774&Itemid=1081

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos