Cidadão

Alma Londrina Rádio Web realiza oficina de criação de podcast

Ministrada pela jornalista Rakelly Calliari, a oficina aborda desde a preparação de pautas e técnicas de entrevista até atividades práticas

A Alma Londrina Rádio Web está com inscrições abertas para a oficina de criação de podcast, que será realizada gratuitamente nos dias 23 e 25 de julho, das 14h às 17h, na Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 693). As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário on-line.

A atividade é voltada a jovens, estudantes, comunicadores populares, integrantes de coletivos e rádios comunitárias, além de todas as pessoas interessadas em fortalecer práticas de mídia cidadã e de comunicação feita a partir do território.

Divulgação

Segundo a ministrante da oficina, a jornalista Rakelly Calliari, os participantes irão aprender desde a preparação de pautas até as técnicas de escuta, abordagem respeitosa e construção de perguntas abertas, além de realizar exercícios práticos com gravações e simulações. “Os exercícios tanto teóricos quanto os práticos vão ser voltados a entrevistas como um fundamento da comunicação em áudio. Então, conversaremos bastante a respeito de subjetividade e da importância da escuta ativa do outro, dando abertura para vozes diversas dentro da comunicação, conectando com a comunicação popular e comunitária”, afirmou.

As entrevistas produzidas durante a oficina serão publicadas semanalmente pela Alma Londrina Rádio Web. A proposta é incentivar a autonomia dos participantes, que terão a oportunidade de desenvolver habilidades para criar seus próprios conteúdos em áudio e para atuar em diferentes plataformas digitais.

Calliari é uma das integrantes da Alma Londrina Rádio Web. Com ampla experiência em jornalismo independente e comunicação popular, coordenou o Núcleo de Comunicação da Vila Cultural e foi responsável, durante cinco anos, pela produção do programa Batuque na Cozinha.

Na última oficina de podcast, realizada em 2024, liderou a produção da série de audiodocumentários “O Samba da Terra Vermelha”, sobre a história do samba em Londrina, composta por oito episódios, disponíveis no site da rádio e no Spotify.

Foto: Alma Londrina Rádio Web/Divulgação

“Nessa minha experiência fiquei surpresa com o entusiasmo dos participantes, que acabaram topando fazer um projeto de longo prazo, mantendo um vínculo que permanece até hoje. Então essas oficinas são importantes principalmente para promover a comunicação popular e comunitária, oferecendo um espaço de reflexão sobre as práticas comunicacionais alternativas, o que favorece o exercício da cidadania e da democracia”, complementou Calliari.

Rakelly Calliari é doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em História e Sociedade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É também membro do grupo de pesquisa MidaSon (USP) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), além de atuar como voluntária em projetos culturais ligados à comunicação, música popular, samba, infância e movimento feminino em Londrina.

A Alma Londrina Rádio Web, que chega à 13ª edição, consolida-se como um dos principais veículos independentes de difusão cultural em Londrina e região. Com foco na valorização da diversidade e da pluralidade, o projeto aposta nas conexões entre comunicação, cultura e tecnologia para fortalecer a produção local e ampliar o alcance de pautas relevantes da sociedade contemporânea.

A oficina é patrocinada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos