RessoaCine realiza ensaio aberto no Sesc Cadeião neste sábado (19)
Projeto une cinema mudo, trilha sonora ao vivo e imagens históricas de Londrina; início está marcado para às 16h
Neste sábado (19), o projeto RessoaCine realizará seu terceiro ensaio aberto ao público, compartilhando a jornada criativa que culminará no espetáculo final, cuja estreia está marcada para o dia 23 de agosto. O ensaio começa às 16h, no Sesc Cadeião, localizado na Rua Sergipe, 52, região central.
O projeto propõe uma experiência audiovisual imersiva, com exibição de filmes do cinema mudo acompanhados por trilha sonora ao vivo. Durante a projeção, são inseridas imagens históricas de Londrina, promovendo uma expansão das narrativas tradicionais desse modelo de cinema. “O RessoaCine busca essa experiência do cinema ecoando a memória da cidade com as imagens do cineasta Hikoma Udihara. Tudo embalado pelo jazz, com a trilha tocada ao vivo, que faz essa mágica entre o passado e o presente acontecer”, destacou a diretora criativa do projeto, Angelica Cristtina.
Nesta edição, será exibido o curta-metragem de comédia The Balloonatic (1923), com trilha sonora executada ao vivo pelo grupo de jazz Mão Rítmica Azul. As imagens de Londrina que dialogam com o filme são do fotógrafo e cineasta Hikoma Udihara, imigrante japonês e pioneiro da imagem em movimento na cidade. O projeto dá nova vida a essas imagens silenciosas, projetando-as de forma harmônica com o filme mudo e o jazz ao vivo.
Durante os ensaios abertos, o público é convidado a participar ativamente do processo criativo, podendo fazer perguntas e observações. “A gente compartilha um pouco da nossa jornada no desenvolvimento do espetáculo. O ensaio de amanhã é um convite para o público participar do processo. Abrimos espaço para perguntas e considerações, e levamos esse feedback em conta na construção do espetáculo”, explicou Cristtina.
Segundo ela, o espetáculo propõe uma verdadeira viagem no tempo. “Tem sido um desafio inspirador trabalhar com essas linguagens: cinema, videoarte, música e com a memória ao mesmo tempo. Nosso objetivo é expandir as narrativas do cinema mudo com as imagens de Udihara, e o jazz potencializa essa suspensão da realidade que o público precisa sentir para embarcar nessa viagem no tempo que tentamos criar”, frisou.
A atividade deste sábado (19) marca o encerramento da fase de ensaios do projeto. A próxima etapa será a realização da versão final do espetáculo, com apresentações gratuitas marcadas para os dias 23 de agosto, 17 de outubro e 12 de dezembro, todas no Sesc Cadeião.
O projeto recebe incentivo da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




