Programa Vencer realiza formação continuada na segunda-feira (21)
Encontro irá ocorrer no Complexo Educa e abordará práticas pedagógicas a educadores para atender diferentes perfis de estudantes
Na manhã da próxima segunda-feira (21), cerca de 160 profissionais do Programa Vencer irão passar por mais uma etapa do curso de formação continuada da iniciativa, promovido no início de cada semestre letivo. Voltado a professores, coordenadores e gestores envolvidos nas ações do programa, o encontro será realizado no Complexo Educa, na rua Prefeito Faria Lima, 400, das 8h às 11h30.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o Programa Vencer oferece projetos em 19 modalidades esportivas e culturais, aplicadas em 88 escolas da Rede Municipal de Ensino e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Nesta próxima formação, os profissionais participarão de uma palestra sobre práticas pedagógicas voltadas à diversidade de perfis estudantis, com o tema “Personalização do Ensino”.
A programação também inclui o curso de atendimento ao aluno atípico, com foco em práticas educativas para crianças com necessidades especiais. Atualmente, o Programa Vencer atende 9.500 estudantes da Rede Municipal de Ensino, dos quais 1.049 são alunos com algum tipo de deficiência. “Este será o terceiro encontro com os professores especialistas da educação especial. Será uma formação muito bacana e importante para capacitar ainda mais nossos profissionais no atendimento aos alunos”, destacou o professor responsável pelo Programa Vencer, Alexandre Segantin.
Durante o encontro, também serão abordados temas como a importância da escuta ativa, estratégias flexíveis de ensino e avaliação, e o olhar individualizado como elemento essencial para o engajamento e desenvolvimento dos estudantes, especialmente em contextos inclusivos. Na sequência, a equipe da SME dará continuidade à formação com comunicados e orientações sobre o andamento dos projetos do Programa Vencer.
As atividades do projeto serão retomadas na terça-feira (22), após o fim do recesso escolar. As 19 modalidades oferecidas são realizadas de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, e incluem: judô, karatê, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, musicalização, circo, dança, canto coral, balé, esportes de aventura, psicomotricidade, badminton, handebol, capoeira, ginástica rítmica, xadrez e teatro.
Em 2025, o programa recebeu um investimento de R$ 4.250.000,00 da SME, repetindo o recurso obtido em 2024. Ao fim do ano letivo, uma pesquisa de satisfação é realizada com os participantes. Segundo Segantin, o retorno sobre as atividades tem sido bastante positivo. “As atividades do primeiro semestre foram um sucesso. Tudo ocorreu conforme as propostas apresentadas no projeto pedagógico. Então, o feedback é muito positivo”, finalizou.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




