Dia dos Sistemas de Informação Geográfica é comemorado em Londrina
Evento internacional, conhecido como Gis Day, tem por objetivo demonstrar o uso do geoprocessamento em várias áreas e atividades
Nesta quarta-feira (18), a equipe técnica responsável pelo Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, realiza no saguão da Prefeitura ação em comemoração pelo Gis Day – Dia Internacional dos Sistemas de Informação Geográfica. A ação ocorre das 9 às 17 horas, na avenida Duque de Caxias, 635 – térreo, e às 19 horas, no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O Gis Day foi criado em 1999 com o objetivo de difundir e explorar os benefícios do geoprocessamento. As atividades anuais são realizadas em vários países, em locais como universidades, prefeituras, escolas, e empresas ligadas à área. Em Londrina, a equipe técnica responsável pelo SIGLON irá disponibilizar micros no saguão da Prefeitura, para que as pessoas possam acessar e conferir o portal, lançado em abril de 2015. A segunda atividade do dia terá como público-alvo os alunos do curso de Geografia da UEL, e será realizada na universidade a convite da Empresa Junior TerGEO Consultoria Ambiental.
Segundo o membro da equipe do SIGLON e geógrafo, José Luiz Alves Nunes, o público terá acesso também a vídeos, exibidos em telão, com informações sobre geoprocessamento. “Essa é uma oportunidade para as pessoas verificarem as várias possibilidades de aplicação do geoprocessamento, que pode ser utilizado em diversas áreas como saúde, educação e segurança”, explicou.
Nunes acrescentou que também estará disponível no evento um micro próprio da equipe do SIGLON. “Com esse equipamento poderemos mostrar como é feita a inserção de dados e informações geográficas no portal, assim como o banco de dados é atualizado, para que qualquer pessoa tenha acesso a informações da cidade”, disse.
Sobre o SIGLON – O Sistema de Informação Geográfica de Londrina é um portal com informações sobre aspectos físicos e socioeconômicos, em um banco de dados geográfico. Sua principal característica é que ele possibilita o georreferenciamento de dados. Assim, qualquer informação pode ser localizada em qualquer ponto (coordenada geográfica) no Município.
O sistema permite a atualização constante de informações pelos servidores do Município, e o uso delas por qualquer cidadão conectado na internet. Para fazer uso do serviço, basta acessar o link http://siglon.londrina.pr.gov.br/.
Foto: Divulgação