Destaques

Alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às aulas nesta terça-feira (22)

Professores participaram hoje (21) de prática pedagógica; no encontro, foi apresentado o Programa Socioemocional

Nesta terça-feira (22), os 46.583 alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino de Londrina em escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos, conveniados com o Município, irão retornar às aulas. Já os 5.213 professores da Rede Municipal retornaram hoje (21) às atividades para realização de prática pedagógica e atendimento de demandas em suas respectivas unidades escolares.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Vania Costa, os professores retornaram hoje com muito entusiasmo para um novo ciclo. “Agora, esperamos nossos alunos para que possamos ter momentos de aprendizado e atividades, e trabalhamos para que a educação continue a avançar sempre”, frisou.

A Rede Municipal atende atualmente estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos. Do total de alunos, 27.953 estão matriculados nas escolas de Ensino Fundamental; 9.534 nos CEIs filantrópicos e nas turmas de P4 e P5; 8.528 nos CMEIs (turmas de Berçário e Maternal) e 568 estudantes participam da EJA.

Foto: Emerson Dias/NCom

A prática pedagógica foi realizada de forma remota, das 8h às 14h. Durante a atividade, os professores acompanharam a apresentação do Programa Socioemocional, que tem como foco o bem-estar emocional e o desenvolvimento de competências como empatia, resiliência, cooperação e autocontrole, tanto entre os estudantes quanto entre os próprios educadores. Após a apresentação, os docentes atenderam às demandas pedagógicas em suas respectivas unidades escolares.

Durante a prática, um dos assuntos foi a chegada dos profissionais de apoio pedagógico às escolas da rede municipal. “No primeiro momento de gestão, fizemos um diagnóstico das demandas, e de quais dificuldades, operações e inovações que estavam nos esperando nessa pasta. Agora, nós temos uma novidade, que é o fato de que receberemos o profissional de apoio nas nossas unidades escolares. No primeiro semestre, fizemos toda a estruturação, o quantitativo e toda a parte legal que se referia a essa contratação para que possa ser colocada em prática”, explicou a secretária.

Nesta oportunidade, a apresentação foi feita de forma remota para que todos os integrantes da Rede Municipal de Educação pudessem participar. “O objetivo foi apresentar para toda a Rede Municipal o Programa Socioemocional, que nesse momento tem duas frentes: O ‘Diálogos’, com o atendimento para os alunos, e o ‘Vozes’ para os professores. A finalidade é pensar na saúde mental e emoções dos nossos professores, para que assim, eles também possam trabalhar essas questões com os alunos”, relatou a gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fernanda Casagrande.

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos