Cidadão

Secretaria de Saúde mobiliza entidades na luta contra a dengue

Entidades se reúnem nesta sexta-feira (27), a fim de evitar que uma epidemia de dengue se instale no município

 

denguexDPCom o objetivo de conter o avanço da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e de evitar uma epidemia de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, agendou uma reunião para a próxima sexta-feira (27), com início às 9 horas, no auditório do Instituto do Câncer de Londrina, rua Lucilla Ballalai, 212.

Estarão presentes membros do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue e do Conselho Municipal de Saúde, representantes de igrejas, grupos de jovens, centros acadêmicos de universidades, associações de moradores e outras entidades.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, a intenção é envolver toda a sociedade, para discutir e articular de que forma cada setor vai poder ajudar no trabalho de mobilização e sensibilização dos cidadãos. “Através da união com diversos setores poderemos chegar mais facilmente nos bairros e nas pessoas”, destacou.

Durante a reunião, também serão apresentados os dados do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (4º LIRAa) de 2015, divulgado na última terça-feira (24), que apontou uma infestação nos imóveis da cidade de 7,9%, e o número dos casos de dengue no município. A iniciativa faz parte do Plano de Ação, montado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir do resultado do 4º LIRAa.

Ações – Além da mobilização social, integram o Plano de Ação iniciativas como a eliminação dos focos do mosquito, incluindo ações educativas junto à comunidade, especialmente nas regiões e bairros com maior incidência de focos do Aedes aegypti e número de casos de dengue, vistorias dentro dos imóveis e a aplicação de fumacê, de forma intensificada. Também está programada, para o dia 9 de dezembro, uma grande mobilização com o mesmo objetivo.

Na manhã de hoje, quinta-feira (26), foram iniciadas as visitas aos estabelecimentos já notificados pelo município. Caso seja constatado que o local não atendeu as recomendações da Secretaria de Saúde, poderão ser aplicadas multas, que variaram entre R$ 208,23 e R$ 20.823,00. A ação conta com a parceria da Defesa Civil e Guarda Municipal e estava programada para início ontem, porém, devido a condições climáticas, foi reprogramada para hoje.

Balanço – Nesta quinta-feira(26), os agentes de endemias vistoriaram 13 locais, já visitados anteriormente, em cinco regiões da cidade. Destes, seis receberam infrações, quatro estavam fechados e os agentes vão retornar e três já haviam feito as adequações necessárias.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos