Cidadão

Selo “Arma não é brinquedo” é entregue a comerciantes de Londrina

ArmaNaoBrinquedoLJP

Selo identifica e dá reconhecimento às empresas que não comercializam armas de brinquedo na cidade

 

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (26), em sessão solene na Câmara Municipal de Londrina, a quinta edição da entrega do selo “Arma não é brinquedo…dê abraços”. Este ano, 47 pontos de venda do comércio varejista da cidade receberam o selo e outros 25 vão renovar a validade por mais dois anos. A cerimônia foi aberta ao público. Alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães estiveram presentes e também foram homenageados durante a sessão pelos textos e desenhos que produziram a partir do tema.

O selo “Arma não é brinquedo” é direcionado aos comerciantes que aderiram à Lei Municipal 9.188, criada em 2003, que proíbe a venda de armas de brinquedo, mesmo que contenham partes coloridas, atirem água, bolhas de sabão ou balas de brinquedo. O selo começou a vigorar em 2011. Os lojistas participantes serão identificados com o selo, que tem validade de dois anos.

ArmaNaoBrinquedoLJ2P“Temos este sonho, de que a cultura de paz se estabeleça e prevaleça em nossa sociedade, pois isso é algo que se constrói assim, nas ações do dia a dia. Precisamos que as crianças convivam e se relacionem melhor, que elas brinquem de coisas saudáveis e compartilhem mais atos de amor, esperança e tolerância”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), Charleston Luiz da Silva.

De acordo com o coordenador da ONG Londrina Pazeando e diretor do Compaz, Luis Claudio Galhardi, a lei vigente em Londrina é reflexiva e tem como objetivo fazer as pessoas pensarem. “Se estamos contribuindo para a proibição da venda de armas de brinquedo e se contamos com o apoio dos lojistas e da comunidade para essa campanha, isso significa refletir sobre a violência que está por toda a parte, para que seja possível combatê-la. Agradecemos aos empresários, associações, entidades, educadores e pais, veículos de comunicação, pelo grande envolvimento neste processo”, disse.

Galhardi também lembrou que Londrina é uma das cidades pioneiras na realização de iniciativas para a promoção da não violência. Segundo ele, a lei sancionada no município serviu como inspiração e base para a criação de outras legislações, em locais importantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Entre os presentes na cerimônia, estava a secretária de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, representando o prefeito Alexandre Kireeff; o tenente da Polícia Militar de Londrina (5º BPM), Rubens do Vale e o membro da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Angelo Pamplona da Costa.

 

Foto: Luiz Jacobs

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1788&Itemid=1081

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos