Cidade

Pronatec oferece 18 vagas

As vagas são para o curso de operador de empilhadeiras e motoristas de produtos perigosos; as inscrições vão até segunda-feira (30)

 

PronatecPA Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), oferece 18 vagas para os cidadãos que têm o Cadastro Único ou que estejam utilizando o seguro-desemprego. São sete vagas para operador de empilhadeira e 11 para motoristas de produtos perigosos.

As inscrições vão até segunda-feira (30). O inscrito tem direito ao certificado de participação, auxílio-estudante, e recebe a alteração na carteira de motorista para a categoria “D” gratuitamente. Para se inscrever é necessário comparecer na Secretaria do Trabalho, que fica na Rua Pernambuco, 162, das 10h às 14h, munido de CPF, carteira de habilitação, comprovante de residência e número de conta na Caixa Econômica Federal (para o recebimento do auxílio estudantil).

Para o curso de “Motorista de Produtos Perigosos” é preciso ter 21 anos ou mais, carteira de motorista por, no mínimo, um ano na categoria B e não ter infração de trânsito. Já para “Operador de Empilhadeira” é necessário ter no mínimo 18 anos e carteira de motorista no na categoria “B” ou superior. Ambos precisam ter, no mínimo, o ensino fundamental I (antiga 4ª série – 5º ano).

As aulas serão no Sest Senat (Rua Santa Terezinha, 1.377), das 19h às 23h, de segunda a sexta-feira. Para os dois cursos, elas começam dia 14 de dezembro, sendo que a de operador de empilhadeira vai até dia 18 de fevereiro e a de motorista de produtos perigosos até 2 de maio de 2016. 

A gerente de qualificação profissional da SMTER, Valéria Oliveira, conta que essa é uma oportunidade para a população e que não são cursos apenas para o gênero masculino. “São muitas vagas de emprego nessas áreas e é um mercado em expansão que tem carência em pessoas qualificadas. São dois cursos que oferecem grandes possibilidades de emprego”, disse.

Para conseguir o Cadastro Único é necessário fazer um agendamento no Centro Regional de Assistência Social (CRAS) mais perto. É preciso estar munido de RG, CPF, Carteira de Trabalho, caso esteja preenchido levar holerite, comprovante de renda e de residência e título de eleitor de todos os integrantes do grupo familiar. Se houver crianças, é preciso ter a declaração escolar e certidão de nascimento. A rende precisa ser menor que três salários mínimos.

O cadastro é feito na hora. Além de conseguir inscrições para o PRONATEC e o Bolsa Família, o usuário do Cadastro Único tem direito a outros benefícios de acordo com a renda. Pode-se conseguir taxa de isenção para inscrição de concurso, Cartão do Idoso, desconto na Copel e na Sanepar e auxílio natalidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos