Lutador londrinense Gabriel Ferreira fatura título de MMA no evento FMS Fight Night
Jovem de 20 anos foi campeão na categoria 70kg e vem conquistando seu espaço no esporte; equipe Londrina MMA é patrocinada pela Prefeitura de Londrina
Reafirmando a força e tradição de Londrina no universo das artes marciais e lutas, uma importante conquista no MMA nacional foi alcançada por um atleta da cidade. Gabriel Ferreira, conhecido como “Coringa”, de 20 anos, foi campeão do FMS Fight Night 6, na categoria 70kg. A competição, realizada em Curitiba (PR), no dia 2 de agosto, é a liga profissional de MMA promovida pelo Fight Music Show, destacado hoje como um dos maiores eventos de lutas e entretenimento da América Latina, reunindo lutadores de alto nível.
O título do londrinense veio com vitória sobre o atleta Leandro da Veiga, 30 anos, de Jaraguá do Sul (SC), após um combate acirrado vencido por pontos. Gabriel treina na tradicional academia Sparta Fight Club, com quase 30 anos de história no vale tudo, e é integrante da equipe Londrina MMA – Associação Oguido Dojo, que recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina há dois anos, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

O atleta expressou felicidade ao falar sobre sua conquista no FMS Fight Night, ressaltando qual ápice almeja alcançar em sua carreira. “Fico muito contente e honrado por ter lutado nesse evento e pela forma como tudo aconteceu, terminando com a vitória depois de uma luta difícil. O FMS é de alta qualidade e vem muito forte no Brasil, crescendo cada vez mais. Vou continuar trabalhando forte e meu sonho, como o de todo lutador, é chegar ao UFC. Quero muito ter essa oportunidade e, antes disso, brigar por outros títulos. Agradeço ao meu treinador e mestre Cristian ‘Tide’ e a todos os outros profissionais e companheiros de equipe”, declarou.
O jovem lutador vem galgando degraus importantes em sua curta carreira de apenas dois anos e meio, tendo estreado como profissional em 2025. Alguns de seus resultados expressivos até aqui, além do FMS Fight Night, foram o título do Campeonato Paranaense de MMA, no ano passado, do Paraná Combate de Wrestling e do Maringaense de Muay Thai, além do Paranaense de Kickboxing profissional e Estadual Amador de Muay Thai. Outros triunfos foram o título nacional de Grappling Pro e a conquista do Paranaense amador de MMA.
O treinador de Gabriel Ferreira na Sparta Fight e do Londrina MMA é Cristian “Tide” Schietti, ex-atleta profissional e vitorioso de MMA, primeiro professor da modalidade em Londrina, tendo formado vários lutadores de ponta, e que lutou profissionalmente durante cerca de 20 anos, de 1997 a 2018. Ele foi o único londrinense campeão de MMA em Las Vegas (EUA), além de ter alcançado pódios altos em outras modalidades, incluindo medalha de bronze no Mundial de Jiu Jitsu e títulos do Sul-americano de Kickboxing e Wrestling, entre outros.

Analisando a luta de Gabriel no FMS Fight Night, Tide sublinhou que o lutador conseguiu seguir a estratégia treinada com êxito, superando um atleta de vasta experiência e vencedor. “Nosso atleta é um grande estrategista, tem essa qualidade e sabe aplicar o que pratica. Queríamos um nocaute, pela forma que treinamos, mas o mais importante foi esse grande título. É preciso frisar que o adversário era muito mais experiente, com dez anos de trajetória em artes marciais, campeão mundial de Muay Thai na Tailândia e um exímio trocador em pé, perigosíssimo. Mas o Gabriel soube explorar seus pontos fracos e trabalhou com força no wrestling para neutralizá-lo e ser mais efetivo. Ganhar em Curitiba é ganhar em uma das principais capitais mundiais do MMA. Ainda vamos ouvir falar muito dele”, destacou o técnico.
Tide, que também foi comentarista do FMS Fight Night, em transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2, elencou algumas das principais valências de Gabriel, enaltecendo sua batalha para evoluir cada vez mais no esporte. “Ele é um verdadeiro atleta prodígio e talentoso, um cara muito dedicado. É forte, ágil e inteligente, veio para ser vencedor e o resultado está aí, aparecendo e fruto de trabalho bastante árduo. Já tem esses títulos relevantes na breve carreira em diferentes modalidades e agora no MMA profissional chegando com tudo. O título do Fight Night, um dos grandes eventos hoje, com alta visibilidade, é uma marca importantíssima para o Gabriel, para nosso projeto e para Londrina”, valorizou.

Ele ainda salientou a importância do Feipe, programa de incentivo ao esporte da Prefeitura de Londrina, no desenvolvimento do MMA atualmente. “Trata-se de um incentivo ainda bastante recente, de dois anos, em comparação aos quase 30 anos de MMA na cidade com a Sparta. Ainda estamos iniciando uma trajetória com apoio do poder público, Londrina é um grande celeiro de lutadores de artes marciais em todos os níveis e merece um suporte significativo, espero que aumente mais. O pessoal da Fundação de Esportes (FEL), do Estado pelo Proesporte, todos estão com vontade de fazer as coisas acontecerem e é o que desejamos”, concluiu.
O próximo desafio de Gabriel Ferreira, o Coringa, será mais uma etapa do mesmo evento, o Fight Music Show, no dia 25 de outubro em Maringá (PR).
Fight Music Show – Entre os grandes eventos de lutas e entretenimento da América Latina, foi criado em 2022, contando com grandes lutadores e apelo midiático. Além de atletas atuais, o evento reúne nomes de peso como o multicampeão de boxe Acelino “Popó” Freitas, além de famosos como Whindersson Nunes, Kleber Bambam, MC Livinho e influenciadores de destaque.




