Londrina obtém certificação do programa “O Esporte que Queremos”
Após cumprir as metas estabelecidas pelo programa estadual, os selos Bronze, Prata e Ouro foram entregues oficialmente para o Município
A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) cumpriu as metas estabelecidas e conquistou para a cidade os selos Bronze, Prata e Ouro do programa estadual “O Esporte que Queremos”. Durante visita à Prefeitura de Londrina no dia 7 de agosto, o secretário de estado do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski e o diretor de Fomento e Promoção do Esporte na Secretaria de Estado do Esporte, Clesio Prado, entregaram ao prefeito Tiago Amaral e ao presidente da FEL, Felipe Prochet, os certificados que comprovam o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção dos selos.

O Esporte que Queremos é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEE), desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná. O programa visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no estado e nos municípios, tendo como premissa a Lei Geral do Esporte.
Desse modo, pretende contribuir no desenvolvimento esportivo no Paraná de forma consistente e integrada, auxiliando os municípios na melhora nos processos de gestão delimitados e com um plano de capacitação fortalecido por processos contínuos de consultoria técnica.
Dentro do programa, é estabelecida uma graduação de selos, concedidos para os municípios que avançam na estruturação de sua política esportiva. O selo Bronze é destinado para as cidades que preencheram os dados do Cadastro Esportivo Municipal. O Prata é destinado aos municípios que conquistaram o bronze e apresentaram uma proposta de Política Municipal do Esporte. Já o selo Ouro é obtido após serem desenvolvidos os requisitos para formalização do Conselho Municipal de Esportes.
A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina, trabalha ainda para criar um Fundo Municipal, que permitirá a captação de novos investimentos. Esse também é um requisito para obter o selo Plus do programa estadual.
De acordo com o diretor técnico da FEL, Vilmar Aparecido Caus, o Mazinho, a Fundação seguirá debatendo com a comunidade, com o Legislativo e também com o Executivo, para construir uma política pública adequada para o esporte londrinense. “Assim, poderemos melhorar a estrutura dos espaços físicos, permitindo que as quatro regiões da cidade tenham acesso ao esporte. E, dentro dessas dimensões, promover grandes eventos esportivos em Londrina”, disse.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




