Cidadão

Atletas de Londrina disputam Circuito Brasileiro de Duathlon neste domingo (17)

A competição definirá os classificados para o Mundial de Duathlon, que será realizado em 2026, nos Emirados Árabes Unidos

Os atletas da Associação Triatlética Londrinense (Atril) entram em ação neste domingo (17) no Circuito Brasileiro de Duathlon, em Barueri, São Paulo. A competição será decisiva para definir os classificados ao Campeonato Mundial da modalidade, marcado para 2026, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Francisco Viana e Wilson Paulino. foto: Emerson Dias / arquivo NCom

Representando Londrina, Fernando Alisson Ferreira e Francisco Viana disputarão a categoria Standard por idade, enquanto o presidente da Atril, Wilson Oliveira Paulino, competirá no Sprint por idade.

No Sprint, a largada está marcada para às 7h, com percurso de 4,6 km de corrida, 20,1 km de ciclismo e mais 2,3 km de corrida. O circuito é composto por cinco etapas e os dez atletas com melhor pontuação ao final garantem vaga no Mundial. A prova deste domingo encerra a temporada. “Estou competindo no circuito Sprint e já consegui um segundo lugar em uma das etapas. Após essa última disputa, será feita a somatória de pontos que definirá os campeões e os classificados. Estou confiante de que eu e meus companheiros da Atril vamos conquistar a vaga”, afirmou Paulino.

Na Standard, a definição do campeão e dos classificados ocorre em prova única. O percurso inclui 9,2 km de corrida, 40,2 km de ciclismo e mais 4,6 km de corrida. Os dez primeiros colocados garantem presença no Mundial.

Ferreira, que compete na faixa etária de 55 a 59 anos, chega motivado após se recuperar de uma contusão no primeiro semestre. “O objetivo é garantir a vaga para o Mundial. As expectativas são ótimas, mas sabemos que nem sempre o resultado acompanha. Usei outras competições como preparação e, mesmo após uma lesão em uma maratona, consegui concluir o Campeonato Paranaense de Triathlon Standard e o Paranaense de Ciclismo”, contou.

Já Viana, da categoria 35 a 39 anos, chega embalado pela conquista do ouro no Mundial de Multiesportes, realizado em Pontevedra, na Espanha. “A preparação é constante, o ano todo. Estou no esporte há 18 anos e sei que é um trabalho diário. O Mundial foi um objetivo, deu certo, e agora seguimos focados no Brasileiro e nas próximas provas, sempre buscando manter o alto nível”, destacou.

A Atril recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes (FEL).

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos