Destaques

Equipe da Prefeitura faz nova visita ao entorno do Aeroporto de Londrina

A atividade incluiu passagem por diferentes pontos, incluindo vias paralelas e um fundo de vale com erosão

Na tarde desta sexta-feira (15), o prefeito Tiago Amaral e o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, juntamente com outros integrantes da gestão, visitaram novamente áreas localizadas nas cercanias do Aeroporto de Londrina, na zona leste. A passagem pelo entorno serviu para a observação de alguns pontos que são alvos de reclamações de moradores dos bairros vizinhos, devido às obras de modernização que precisam ser realizadas no aeroporto pela concessionária do espaço, a Motiva.

Algumas das situações relatadas pelos munícipes são recorrentes e vem sendo acompanhadas pelo Município, que mantém diálogo com a empresa responsável pela gestão do aeroporto sobre melhorias que a região deve receber durante a sequência dos serviços, a fim de reduzir os impactos.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Nas áreas mais descampadas, os residentes costumam reportar problemas como sujeira e a poeira que sobe e vai em direção às casas, principalmente nos períodos mais secos. Outra queixa frequente é quanto a transbordamentos de água que verte forte nos dias de chuva, de forma mais acentuada nas regiões próximas a fundos de vale, o que também remete à drenagem deficitária ou insuficiente para dar conta das vazões.

A falta de calçadas em diferentes trechos no entorno do aeroporto é também um ponto de crítica dos moradores, conforme descreveu Vera Menezes, que reside há 25 anos na rua Paulo VI, no Jardim Albatroz, via paralela a uma das laterais do aeroporto. Sua casa fica exatamente de frente para uma área de gramado cercada que integra o terreno do aeroporto e é de uso restrito para operações autorizadas dentro do local.

“Aqui não tem calçada do outro lado da rua, é perigoso demais, especialmente à noite, com riscos de acidente. Muitos idosos vivem no bairro e precisam passar andando por ali. E a poeira é algo crônico e incomoda muito todo o bairro aqui há bastante tempo, faz muito mal à saúde e suja tudo. Desde que começaram as obras há um transtorno enorme em nossa região”, disse ela durante o diálogo com o prefeito.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Apesar das queixas relacionadas aos trabalhos no aeroporto, em si, ela elogiou a postura de Tiago Amaral no trato com os problemas e a atenção dada aos moradores para que a concessionária consiga resolver parte das questões que estiverem ao alcance dela no decorrer das obras complementares em execução. “Nós cobramos enquanto moradores porque são impactos que nos afetam. Mas só de vocês virem aqui, da atenção do prefeito e do secretário de Obras, dos atendimentos que recebemos, é algo que mostra a preocupação e cuidado diferenciado que estão tendo conosco. Confio que vão melhorar as condições por aqui”, enfatizou Vera.

O prefeito Tiago Amaral frisou que o Município está acompanhando de perto cada passo das obras da Motiva e alinhando com a concessionária a otimização dos trabalhos para que sejam concluídos até dezembro deste ano. “Embora as fiscalizações das questões internas do aeroporto sejam de responsabilidade do governo federal, se existem situações de impacto aos bairros vizinhos também precisamos estar atentos e fazer nossa parte, dentro do que pudermos. A cidade é nossa, todos temos que cuidar dela, então apenas transferir as responsabilidades não é uma conduta que adotamos como gestores. Estamos aqui para ouvir e procurar as soluções que estiverem ao nosso alcance”, garantiu.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Outro ponto visitado foi o fundo de vale na área do Ribeirão Limoeiro, no final da rua São Sisto I, que fica perto da pista do aeroporto, entre as avenidas Alziro Zarur e Salgado Filho. Na área interna vegetativa deste espaço existe uma erosão crescente, formada pelo curso de água que parte de um emissário e atinge o solo por conta da estrutura de drenagem danificada. “Um dissipador, responsável por conter o impacto da vazão da água vertida, se rompeu e a água acaba transpondo o trajeto que deveria seguir. É um ponto que a concessionária precisará resolver aqui, instalando uma galeria com tubulações internas que evite a descida da água com tamanha intensidade”, descreveu o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes.

Modernização e obras – O Aeroporto de Londrina vem passando por um processo de modernização nos últimos anos. A empresa Motiva (CCR) entregou em janeiro de 2025 as obras de aprimoramento e ampliação deste espaço, dobrando sua capacidade de passageiros e promovendo adequações de pistas e em diferentes ambientes, entre outras intervenções estruturais. Agora, a concessionária vem trabalhando para a implantação do sistema ILS, equipamento desejado há décadas pela cidade.

O novo cronograma inclui a instalação da estrutura do ALS, parte do sistema ILS, com torres já instaladas, e também melhorias e adequações para para alocar as estruturas do Localizer e Glide Slope, também componentes deste conjunto. Todo esse movimento envolverá etapas amplas de terraplenagem e de tamponamento de drenagem, remoção de vegetação e retirada de muros, entre outras.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos