Autódromo Ayrton Senna recebe a 6ª etapa da Fórmula Truck neste fim de semana
Até domingo (17), pista londrinense será palco da maior categoria de caminhões da América Latina
Os londrinenses fãs do automobilismo terão um fim de semana de agenda cheia no Autódromo Internacional Ayrton Senna, com a 6ª etapa da Fórmula Truck. A programação inclui as categorias Fórmula Truck GT, Fórmula Fusca e Fórmula Truck FT.
Para acompanhar de perto os caminhões mais velozes, os ingressos estão disponíveis para serem adquiridos no site oficial. Os preços variam de R$ 45 a R$ 400, conforme as opções de alambrado, paddock e área VIP. Todos os ingressos são válidos para acessar o autódromo nos dias 15, 16 e 17 de agosto.

A cidade londrinense irá reunir 40 pilotos e 30 equipes, com expectativa de atrair cerca de 5 mil pessoas para acompanhar a disputa. E a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), responsável pelo autódromo, fez algumas melhorias no espaço, como pintura dos boxes e roçagem da região da pista.
O presidente da Federação Paranaense de Automobilismo, Rubens Gatti, destacou a importância de trazer mais categorias para a etapa de Londrina. “Dar oportunidade para uma categoria local, como a Fórmula Fusca, e colocar como um evento de suporte valoriza a categoria”, avaliou.
Gatti falou ainda sobre os benefícios que um evento desse porte pode trazer para o município. “A etapa gera movimento na economia local, impulsionando hotéis, restaurantes e gerando demanda por mão de obra”, acrescentou.
Na manhã desta sexta-feira (15), já foram iniciados os primeiros treinos de todas as categorias, com início às 11hrs. No período da tarde, os caminhões e fuscas voltaram às pistas, concluindo as voltas destinadas ao treino.
Neste sábado (18), a agenda começa cedo, às 8h30, com mais um sessão de treinos para todas as categorias. No período da tarde, às 14h50, iniciam as classificatórias da Fórmula Truck FT (motores com injeção mecânica). A seguir, às 15h30, as máquinas da Fórmula Truck GT (motores com injeção eletrônica) entram no traçado da pista para definir a sua classificatória. No final do dia, teremos o classificatório da Fórmula Fusca, com início às 16h10. Após a conclusão, às 17h30, será aberta à visitação aos boxes.
E no domingo (17), começam os preparativos para as corrida, com os aquecimentos das três categorias das 8h30 até 9h25.
A primeira prova da etapa será domingo (19) às 9h50, com a Fórmula Fusca. A seguir, às 12h25, os caminhões da FT entram na pista para a corrida. Logo após, os caminhões da GT aceleram nos traçados do autódromo, às 13h55. Em seguida, às 15h, os fuscas voltam para a pista e iniciam a segunda corrida da categoria. A última prova do dia será o Trófeu Speed Max (Velocidade Máxima), que tem início marcado para 16h20.
Fechando a programação da 6ª etapa da Fórmula Truck, é a vez dos vencedores subirem ao pódio, às 17h.
A organização das etapas é de responsabilidade da GT Truck Eventos, presidida por Gilberto Hidalgo, ex-piloto da categoria. E quem não puder acompanhar o evento no autódromo, a transmissão dos classificatórios e das corridas serão feitas no canal oficial da Fórmula Truck.
Só em 2025, o Autódromo Internacional Ayrton Senna tem programados mais de 60 eventos, das mais diversas categorias do automobilismo nacional.
Texto: Luan Chechi, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




