Letramento Digital inicia sexta turma de capacitação com alunos da rede municipal
A nova turma, com mais de 150 crianças, começou em agosto, em seis escolas municipais e no Clube das Mães Unidas, ampliando o acesso à inclusão tecnológica e ao desenvolvimento de habilidades sociais
O Projeto Letramento Digital inicia sua 6ª turma de capacitação atendendo a mais de 100 crianças das escolas municipais de Londrina. E dessa vez, em cumprimento a uma das metas do projeto, atenderá também 40 crianças do Clube das Mães Unidas.
O início desta etapa será marcado por um evento, que será realizado nesta segunda-feira (18), às 14h, na Escola Municipal Professor Joaquim Pereira Mendes (Rua Guilherme Farel, 1.000). Devem comparecer autoridades, gestores, professores, pais e multiplicadores, além da Facti, instituição executora do Projeto Letramento Digital.

Nas aulas serão abordadas competências técnicas, como Pensamento Computacional, Programação e Robótica, e competências comportamentais, como Trabalho em Equipe, Resolução de Problemas, Criatividade e Inovação. O material didático é fornecido gratuitamente e inclui livros digitais e impressos, além de um kit com placa programável. Ao final do curso, todos os alunos recebem certificado de participação.
O Letramento Digital busca promover a inclusão social por meio da educação tecnológica e estimular o interesse das crianças pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em um ambiente de aprendizado que estimula o desenvolvimento de novas habilidades.
Até o momento, em Londrina foram capacitadas aproximadamente 1.712 crianças em 48 escolas, tendo a oportunidade de se envolver ativamente com a tecnologia através das atividades oferecidas.
Além disso, mais de 135 Agentes Multiplicadores do Conhecimento foram capacitados e preparados para atuar com os alunos nas escolas, por meio de uma capacitação com 98 horas de aprendizado em temas alinhados às principais tendências tecnológicas, tais como Robótica e Linguagens de Programação, fundamentais para o desenvolvimento em Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial, Pensamento Computacional, além de Estratégias Pedagógicas, Criatividade e Inovação. Essa formação amplia as oportunidades profissionais e aumenta significativamente as chances de progressão de carreira.
O trabalho dos Agentes Multiplicadores é essencial para o Projeto, pois, além de aplicar os conteúdos, eles atuam como mentores, incentivando os alunos a explorar carreiras relacionadas às TICs.
O processo seletivo para a 8ª turma de Agentes Multiplicadores do Conhecimento está aberto até 15 de setembro. Para participar, basta acessar o site www.letramentodigital.org.br.
Sobre o Projeto – O Projeto Letramento Digital é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), executado pela Facti. Em Londrina, conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Lançado em 2022, o projeto integra o Programa MCTI Futuro e conta com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Os recursos são geridos pela Softex, dentro do PPI (Programas e Projetos de Interesse Nacional nas Áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação) da Lei de Informática.
Texto: Assessoria de Imprensa da Facti




