Operação Verão prossegue neste final de semana
A fiscalização é efetivado aos finais de semana na região dos lagos; a ação é para recomendação e conscientização dos usuários das áreas de lazer
A Operação Verão, que teve início no último sábado (19), prossegue em Londrina. A fiscalização é intensificada aos finais de semana na região dos lagos, em torno do Lago Norte, Lago Igapó (juntamente com a barragem e o aterro), Lago Cabrinha e o Zerão. Além dos agentes, a fiscalização também conta com as câmeras de monitoramento e vigilância no aterro e na barragem.
Com um reforço maior durante o fim de semana, o patrulhamento conta com agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Marinha e o Corpo de Bombeiros. A ação é para recomendação e conscientização dos usuários das áreas de lazer.
Durante a semana, o monitoramento fica por conta dos guardas municipais de bicicletas e esporadicamente com os bombeiros. O reforço é feito durante o dia e fins de semana, no horário de lazer e de caminhadas nos locais que são mais frequentados nesta época do ano. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, o trabalho é educativo. “A ação é feita para coibir o abuso para que as famílias possam aproveitar o momento de lazer da melhor forma possível”, disse.
As ações são mais voltadas para veículos com som alto, documentos irregulares e direção perigosa, pedestres andando em faixas para bicicleta e vice-versa, usuários que não recolhem lixos que possam acumular água e contribuir com a proliferação da dengue, uso de embarcação irregular nos lagos, ambulantes não autorizados, consumo de bebidas alcoólicas por menores, consumo de drogas, assaltos, atos obsceno e banhos em locais impróprios. Para denúncia, a população pode ligar para a Guarda Municipal, no 153.
Operação – A “Operação Verão 2015/2016” iniciou no último sábado (19) e vai até o Carnaval do ano que vem (9 de fevereiro). Até agora não houve nenhuma infração, apenas abordagens e recomendações. A operação, que iniciou há três anos, já rendeu bons resultados. A cada ano o número de infrações e autuações vem caindo.
Segundo o secretário, o último ano apresentou um bom reflexo do trabalho que tem sido feito. Na última operação, entre 8 de janeiro e 22 de fevereiro deste ano, foram 117 veículos autuados, 50 recolhidos, 11 embarcações identificadas, duas apreensões de bebidas de vendedores não autorizados, uma infração ambiental e um encaminhamento para delegacia.
Foto: Vivian Honorato




