Destaques

1º Encontro de Escritores, Editoras, Gráficas e Livrarias movimenta a Biblioteca Municipal

Evento de abertura reuniu a cadeia produtiva do mercado editorial londrinense, e a programação contempla várias abordagens

Na tarde desta sexta-feira (29), foi realizada a abertura do 1º Encontro de Escritores, Editoras, Gráficas e Livrarias, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Festa Literária de Londrina (FLIL). De forma inédita, o evento que incentiva a escrita e a publicação independente, reuniu na Biblioteca Municipal de Londrina dezenas de profissionais da área do mercado editorial, envolvendo desde escritores e revisores de texto à editoras e livrarias.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Na solenidade, o secretário municipal de cultura, Marcão Kareca, ressaltou a importância do evento para movimentar a economia na cidade. “Parece uma coisa muito simples, mas não é. Porque a cadeia produtiva faz com que mais uma matriz econômica seja criada na cidade de Londrina”, afirmou. Ele ainda reforçou a importância do trabalho em conjunto com as outras secretárias para tornar a realização do evento possível.

Representando a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e a diretoria da Biblioteca Pública do Paraná esteve presente Mariana Camargo. “É muito legal estar nesse evento porque a gente pode mostrar para o público interessado como é feita a publicação, como são produzidos os editais, entender os mecanismos e estimular a cena literária, a escrita, as pessoas a lerem e escreverem”, disse.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Programação – A fim de contemplar toda a cadeia produtiva necessária para a elaboração, produção e publicação de um livro, o encontro é dividido em três eixos temáticos: “Vivências e experiências”, que traz escritores dos mais variados temas; “Palestras e painéis temáticos”, com profissionais que abordam os diferentes elementos necessários para a elaboração de um livro, da escrita à publicação; e a sessão “Estandes e rodadas de negócios”, que inclui empreendedores e empresas do ramo editorial.

Na trilha “Palestras e painéis temáticos” está Wilhan Santin, autor destaque do Londrina 90 anos. O escritor compartilhou em sua palestra as etapas de produção de seu último livro “Londrina de braços abertos – 90 anos”. “Este trabalho nasceu bem disso, de Londrina ser uma cidade que escreve, que produz, é uma cidade privilegiada, poucas outras cidades no brasil tem tantos livros, gente escrevendo e produzindo”, citou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Danusa Vicentino participa da sessão “Estandes e rodadas de negócios”, com a exposição da livraria móvel bilíngue infantil Bici Books. A empreendedora destaca a importância do incentivo da cidade para criar seu próprio negócio. “Somos novos em Londrina, surgimos porque a cidade nos encorajou, Londrina tem esse espírito empreendedor, que estimula, que faz com que você busque novas atividades”, elogiou.

Também marcaram presença Leda Araújo, diretora do sistema de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura; os vereadores Emanoel Gomes, Anne Ada e Sidnei Matias; a Procuradora Geral do Município Renata Siqueira; o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke; o secretário municipal de recurso humanos Rodrigo Souza; a secretária municipal de educação, Vânia Costa; e o jornalista Nilson Monteiro.

O evento oferece uma programação diversificada, que se estende até as 20h desta sexta-feira (29), e pode ser conferida por aqui ou pela página do instagram @bplondrina.

Texto: Gabriela Hirata e Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos