Londrina inicia Semana da Pátria 2025 no Centro Cívico
Como parte das comemorações, no domingo pela manhã será realizado o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro
Na manhã desta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Londrina realizou a solenidade de abertura da Semana da Pátria 2025, em alusão à Independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro. A ação iniciou às 8h, no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto. Neste ano, o Brasil comemora 203 anos da Proclamação da Independência.
O prefeito Tiago Amaral iniciou a solenidade com o hasteamento da bandeira do Brasil; seguido pelo tenente-coronel, Ricardo Eguedis, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, que hasteou a bandeira do Paraná; e a inspetora da Guarda Municipal, Andréia Maria Menezes Barbosa, foi responsável por hastear a bandeira de Londrina. Acompanharam as autoridades os alunos da Rede Municipal de Educação, Ana Clara, Rafael e Emanuel. Os atiradores do Tiro de Guerra de Londrina Hastearam as bandeiras da Câmara Municipal.

Em seguida, os alunos da Escola Municipal Norman Prochet fizeram uma apresentação artística e cantaram a canção Brasil. Também levaram seus alunos para participarem da abertura da Semana da Pátria as escolas municipais Maria Carmelita Vilela Magalhães; Maestro Andrea Nuzzi; da Vila Brasil; Norman Prochet; Carlos Dietz. As crianças do Grupo Escoteiro Andrômeda também estiveram presentes.
O prefeito Tiago Amaral ressaltou que Londrina tem colocado, em primeiro plano, o respeito ao país, às leis, à união da cidade, à família e às crianças. Ele defendeu que Londrina retome seu DNA de ordem, progresso e organização, valorizando as pessoas que trabalham diariamente para construir o município, para que se tenha uma sociedade mais justa e equilibrada. “É motivo de muita alegria começarmos a semana com esse gesto do hasteamento das bandeiras, com as crianças fazendo apresentação e valorizando, desde cedo, aquilo que realmente precisamos valorizar que é a nossa nação”, enfatizou.

A secretária municipal de Educação, Vânia da Costa, frisou que a Semana da Pátria é um momento significativo para todas as escolas, pois representa o fim de uma série de trabalhos que resgatam a história do Brasil, de Londrina e de todos aqueles que contribuíram para a construção do país. “Durante toda a semana as escolas terão atividades internas, com a execução diária dos hinos Nacional, do Paraná e de Londrina. Cada unidade seguirá sua programação e, no domingo, teremos a culminância com o desfile histórico de 7 de setembro, reunindo todas as entidades de Londrina”, contou.
A diretora da Escola Municipal da Vila Brasil, Jaqueline Guerreiro, ressaltou a importância de ensinar civismo e resgatar a história com as crianças, para que elas compreendam o que é a pátria, o lugar onde vivem e como o passado se conecta com o presente. “Nosso objetivo é manter a memória e a história sempre vivas, promovendo o civismo entre nossos estudantes. Durante toda a semana, vamos hastear a bandeira na escola e cantar os hinos de Londrina, do Brasil e da Independência. Além disso, nossa unidade participará do desfile de 7 de setembro, com algumas turmas representando a comunidade escolar”, relatou.
O tenente-coronel Ricardo Eguedis ressaltou que a Semana da Pátria celebra a independência do Brasil e homenageia aqueles que deram suas vidas pela liberdade. “A nossa independência e soberania são fundamentais. Tenham certeza de que as forças de segurança, militares e civis, estão diariamente dispostas a dar o sangue, até mesmo a vida, para garantir a ordem e assegurar que as pessoas de bem tenham tranquilidade, confiança para produzir e orgulho de serem brasileiras”, disse.
A semana da pátria é realizada pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMT) e Secretaria Municipal de Defesa Social. Tem parceria com as forças de segurança, Exército brasileiro, Tiro de Guerra, polícias Civil e Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, escolas das redes municipal, estadual e particular, e entidades da sociedade civil organizada.

Entre os presentes na solenidade, estiveram o secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani; o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi; os vereadores Antônio Amaral e Marinho; o membro emérito do exército brasileiro, Oezir Marcelo Kantor; além de representante das forças de segurança, entre elas do Tiro de Guerra de Londrina, 3º batalhão de Bombeiros Militar, 5º Batalhão de Polícia Militar do Paraná; 30º Batalhão de Polícia Militar; 2ª Companhia de Polícia Rodoviária; e Batalhão de Patrulha escolar comunitária da Polícia Militar.
Desfile – O Desfile de 7 de setembro, organizado pela SME, será realizado neste domingo na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste). O trajeto inicia às 9h e percorre a avenida no sentido bairro-centro, com o palanque instalado nas proximidades da Rua Amapá. O trajeto vai da Rua Açungui à Rua Mossoró.
Se inscreveram para o evento mais de 60 organizações, entre escolas públicas, privadas e especiais, instituições, entidades, grupos, órgãos, associações, esportistas e outras. A estimativa é que o número de participantes do desfile supere 4.500 pessoas.




