Destaques

Prefeito recebe técnicos que avaliam tremores

 Informações coletadas por sismógrafos instalados no Jardim Califórnia foram encaminhadas para a USP; resultado deve sair em uma semana

Informações coletadas por sismógrafos instalados no Jardim Califórnia foram encaminhadas para a USP; resultado deve sair em uma semana

Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito Alexandre Kireeff recebeu, em seu gabinete, a visita dos integrantes da comissão que estuda a origem dos tremores percebidos por moradores do Jardim Califórnia, região leste de Londrina. O coordenador geral da Defesa Civil e secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, também participou do encontro.

De acordo com o geólogo e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), José Paulo Pinese, ontem (12), o engenheiro eletrônico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), Luis Galhardo, e o geofísico da mesma instituição, Felipe dos Anjos Neves, enviaram as informações contidas no cartão de memória dos sismógrafos, instalados no Jardim Califórnia, para o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

“Sabemos apenas que, preliminarmente, os tremores estão contidos nas rochas, a centenas de metros de profundidade. Precisamos aguardar a avaliação dos resultados, o que deve levar cerca de uma semana”, explicou Pinese.

Os dados enviados referem-se aos abalos sentidos nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. “Com a retirada dos dados, os analistas possivelmente irão determinar epicentros, a magnitude e a intensidade desses eventos para, talvez, determinar esses tremores”, disse Galhardo.

Ao todo, estão instalados quatro sismógrafos, que registram informações sobre os tremores, cujo motivo ainda está em avaliação. Estes equipamentos fazem gravações diárias e ininterruptas por até um ano. “Com a retirada dos dados, os analistas possivelmente irão determinar epicentros, a magnitude e a intensidade desses eventos para, talvez, determinar esses tremores”, disse Galhardo.

Foto ilustrativa: arquivo/N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos