Centro de Orientações ao Viajante estará fechado nesta sexta-feira (22)
Unidade passará por readequações internas; atendimento será retomado na segunda-feira
Os turistas ou pessoas que vão viajar a trabalho para outro país precisam ficar atentos, pois a Diretoria de Vigilância Sanitária informou que nesta sexta-feira (22), o Centro de Orientações ao Viajante (COV) de Londrina não funcionará. O fechamento se deve à readequação interna. Ele volta a atender normalmente na próxima segunda-feira (25), das 8 às 13h30, na Rua Atílio Octávio Bisatto, 480, Vila Siam, próximo ao Shopping Boulevard.
No centro, os cidadãos têm acesso a orientações sobre cuidados com a saúde dos viajantes como, por exemplo, as vacinas exigidas pelo país ou continente de destino, doenças mais comuns naquela localidade e dicas de como o turista deve proceder para se prevenir e tratar enfermidades. Além disso, é possível emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, ou seja, a carterinha do viajante.
Este serviço existe em Londrina desde 2013 e atende toda a região norte do Paraná e cidades vizinhas como Ourinhos, por exemplo. De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, Mara Alice Zanetti, em média, cerca de 30 pessoas recebem orientações e emitem o certificado internacional de vacinação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão regulador do Centro de Orientações ao Viajante (COV).